Connect with us

O que você está procurando?

Conversar: pode parecer um conceito bem simples. Mas, nos dias atuais, vemos mais debates do que diálogos de fato. Entenda!
- FOTO: Reprodução/Pixabay

Você sabe conversar? Entenda o que é preciso para um verdadeiro diálogo

Conversar: pode parecer um conceito bem simples. Mas, nos dias atuais, vemos mais debates do que diálogos de fato. Entenda!

Todo mundo sabe o que significa conversar, não é mesmo? Trocar ideias ou comentários sobre determinado assunto ou até diversos temas. Dialogar com alguém é uma atividade corriqueira, algo que as pessoas fazem todos os dias com suas famílias, amigos colegas de trabalho e etc. Conversar é natural para o ser humano.

Então, surge um papo sobre um assunto qualquer – inverno ou verão? Você prefere dias mais frios, e a outra pessoa gosta do clima quente do final do ano. Você acha um absurdo e utiliza seus melhores argumentos para convencê-la do contrário. Aumenta o tom de voz, gesticula sem parar. No final, a questão de preferência vira uma decisão entre certo e errado (e você escolheu o lado correto, é claro). Na sua cabeça, acha que venceu a conversa, mas não ganhou nada – nem conversou, de fato.

comunicação conversar discussão certo e errado

“Eu estou certo. Eu também” (FOTO: Reprodução/Pixabay)

O exemplo mostrado é apenas  um  dos  vários  que  vivenciamos  no  dia a  dia:  debates  travestidos  de  diálogos,  aquela situação em que falamos sem pensar e fazemos de conta que ouvimos, entre outros casos que não  caracterizam  o  ato  de conversar,  embora  acreditamos que seja. “As pessoas estão tão envolvidas com seus planos, projetos, trabalho e vida própria que vão atropelando tudo e todos”, explica a psicoterapeuta Paula Caputo.

E uma das causas disso é a ansiedade, que tem nos deixado mais suscetíveis a ouvir pouco e falar muito –  não raramente, sem pensar. “Muitas vezes nem ouvem seus próprios pensamentos, acabam pulando a fase analítica de processos simples, como apenas expor uma  ideia de forma linear para que seja compreendida pelo interlocutor”, completa.

my opinion saber conversar

“Essa é a minha opinião!!!!!” (FOTO: Reprodução)

Se, por um lado, estamos ansiosos, na outra ponta existe uma pressão social que nos obriga a sermos os melhores ou aqueles que tudo sabem, ainda  que  não  saibamos.  “Somos  formados  –  tanto  por  meio  da  escola,  das  famílias,  como também e principalmente a partir dos meios de comunicação – para buscarmos o reconhecimento, a valorização social e, por isso, incentivados a mostrar o que está em nós”, salienta a filósofa clínica Monica Aiub.

 

Por conta disso, até mesmo um simples papo – como aquele sobre o inverno ou o verão – pode ganhar um teor de debate, especialmente se a outra parte tem uma opinião diferente. “Temos uma tendência a ouvir apenas o que ratifica nosso pensamento. Quando alguém chega com uma ideia diferente, muitas vezes não conseguimos ouvir, e muitos, nesta situação, ficam o tempo inteiro querendo retrucar, convencer o outro de que ele está errado”, comenta Monica.

LEIA TAMBÉM

Texto: Thiago Koguchi / Edição: Érika Alfaro / Consultoria: Paula Caputo, psicoterapeuta, e Monica Aiub, filósofa clínica

Advertisement

Entretenimento

De fato, aplicativos e redes sociais provocaram uma revolução na maneira de compartilhar informações, agilizando a comunicação. Mas conversar, não.

Estilo de vida

O primeiro passo para ouvir mais é querer, a partir disso, é necessário estar realmente disposto a compreender e acompanhar os pensamentos do outro

Entretenimento

Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, o tamanho do gene 5-HTTLPR pode influenciar na maneira como você dá risada.

Entretenimento

A diferença entre realizar o que quiser e desistir no meio do caminho está em você mesmo. Saiba mais sobre a autoconfiança

Entretenimento

Apesar de acreditar na reencarnação das almas após a morte, o Espiritismo não segue a doutrina da metempsicose. Entenda o porquê!

Estilo de vida

Cientistas da Michigan State University afirmaram que a atitude de uma pessoa frente a um erro pode dizer como esse influenciará em tentativas futuras

Entretenimento

Há males que vem para o bem, quem nunca ouviu essa expressão? Ela pode ser totalmente verdadeira, errar pode ser bom, só depende de você!

Entretenimento

De acordo com especialistas, conheça quais são os benefícios de escutar o que as pessoas têm a dizer. Uma dica: vale muito a pena!