Connect with us

O que você está procurando?

De fato, aplicativos e redes sociais provocaram uma revolução na maneira de compartilhar informações, agilizando a comunicação. Mas conversar, não.
- FOTO: Twin Design/Shutterstock

As redes sociais e seu impacto na comunicação cotidiana

De fato, aplicativos e redes sociais provocaram uma revolução na maneira de compartilhar informações, agilizando a comunicação. Mas conversar, não.

Você já ouviu falar – ou você mesmo deve ter dito – que o WhatsApp, o Facebook e outras criações digitais deixaram tudo mais fácil e prático. De fato, aplicativos e redes sociais provocaram uma revolução na maneira como compartilhamos informações e agilizamos a comunicação. Mas conversar, não. Em entrevista ao site da companhia Amplify, o guru da inteligência emocional, Daniel Goleman, explica que, quando enviamos uma mensagem eletrônica, como um e-mail, nossos circuitos inibitórios da mente não obtêm um feedback da outra pessoa, ao contrário de uma interação face a face.

comunicação pelas redes sociais

FOTO: Twin Design/Shutterstock

 Gestos, expressões corporais e tom de voz são alguns elementos da comunicação pessoal que não podemos enviar pelo WhatsApp espontaneamente, mesmo com a diversidade de emojis que temos hoje. Dessa maneira, “não há nenhum canal para emoções com e-mail”, conclui Goleman. Sabemos que boa parte das nossas relações passou a ocorrer via web. Enviamos imagens, textos, vídeos, mas raramente conversamos de fato. Na internet, também é possível bloquear ou deletar aquela pessoa que pensa diferente de nós, ou nos fechamos em grupos que pensam como nós, num terreno em que o verdadeiro diálogo não pode acontecer. “Se não há diálogo, não há trocas, nos fechamos em nós”, salienta a filósofa clínica Monica Aiub.

LEIA TAMBÉM

Texto: Thiago Koguchi Edição: Angelo Matilha Cherubini

Advertisement

Estilo de vida

O primeiro passo para ouvir mais é querer, a partir disso, é necessário estar realmente disposto a compreender e acompanhar os pensamentos do outro

Entretenimento

Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, o tamanho do gene 5-HTTLPR pode influenciar na maneira como você dá risada.

Entretenimento

A diferença entre realizar o que quiser e desistir no meio do caminho está em você mesmo. Saiba mais sobre a autoconfiança

Entretenimento

Apesar de acreditar na reencarnação das almas após a morte, o Espiritismo não segue a doutrina da metempsicose. Entenda o porquê!

Estilo de vida

Cientistas da Michigan State University afirmaram que a atitude de uma pessoa frente a um erro pode dizer como esse influenciará em tentativas futuras

Entretenimento

Há males que vem para o bem, quem nunca ouviu essa expressão? Ela pode ser totalmente verdadeira, errar pode ser bom, só depende de você!

Entretenimento

De acordo com especialistas, conheça quais são os benefícios de escutar o que as pessoas têm a dizer. Uma dica: vale muito a pena!

Entretenimento

Nem sempre é culpa do demônio: doenças psiquiátricas e psicológicas podem ser confundidas com possessão