ENTRETENIMENTO

Você é ruim em Geometria? Conheça o culpado!

Confira a trajetória e o legado do grego Euclides de Alexandria, o matemático e escritor que recebeu o título de "pai da geometria"

None
Ilustração de Euclides sobre lápis, esquadro e régua

por Redação Alto Astral
Publicado em 26/07/2016 às 09:19
Atualizado às 17:15

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A geometria é um ramo matemático que estuda os comprimentos, áreas, volumes, formas e tamanhos – e seu surgimento é tão antigo quanto a própria matemática. Contudo, o grande responsável por organizar e desenvolver tais teorias em um conjunto de conhecimentos práticos foi o grego Euclides.

O matemático viveu entre os séculos 3 e 4 a.C. e, pela maneira de expor as ideias em seus escritos, é considerado um exímio professor. Saiba mais sobre sua história!

Ilustração de Euclides sobre lápis, esquadro e réguaFOTO; Reprodução/MONTAGEM: Vanessa Sueishi

Trajetória

Não se sabe muito sobre sua vida pessoal devido às poucas referências, porém, acredita-se que tenha feito parte da Academia fundada em Atenas por Platão no século 4 a.C. Na época, foi convidado por Ptolomeu I, um dos generais de Alexandre, o Grande, para lecionar em Alexandria, no Egito, um dos grandes centros do saber à época.

Legado

A chamada geometria euclidiana, com seu conceito de espaço imutável e simétrico, era um símbolo do conhecimento clássico e atravessou a Antiguidade, a Idade Média e o Renascimento até ser substituída por outros modelos contemporâneos no início do século 20. A essência dos seus ensinamentos está na obra Elementos (em grego, Stoikheia). Por isso mesmo, Euclides recebeu a alcunha de o “pai da geometria”.

VEJA TAMBÉM

Conheça a história de Aristóteles

Os 10 maiores gênios da humanidade