CASA & DECOR

Faça a reforma da cozinha!

Aprenda a renovar a cozinha de forma fácil e econômica

None
Foto: Carlos Fortunato

por Redação Alto Astral
Publicado em 20/07/2016 às 16:17
Atualizado às 17:07

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A reforma não precisa ser uma dor de cabeça para ninguém. É importante verificar os pontos elétricos, de iluminação e principalmente o hidráulico, já que isso evita quebradeira desnecessária. Verificar os modelos de eletrodomésticos como coifa, geladeira, triturador, forno, cooktop ou fogão e máquina de lavar louças também é essencial antes de fazer um projeto. Foi o que fizeram as arquitetas Erika Fukunishi e Thalita Miyawaki da EFTM Arquitetura para transformar esta cozinha em um cômodo prático e moderno.

Foto: Carlos Fortunato

Foto: Carlos Fortunato

Saiba mais: 

Como combinar cores na decoração

Decore interruptor com washi tape!

Aprenda a decorar sua casa no estilo rock’n’roll

Onde colocar?

A disposição dos eletrodomésticos foi pensada para atender perfeitamente aos cozinheiros. O triângulo funcional (geladeira – pia – fogão) dá muito certo aqui, mas há situações em que essa organização pode não ocorrer. É o caso de cozinhas lineares, em que o mais adequado é dispor nessa sequência: geladeira, pia e fogão.

ANTES

ANTES

DEPOIS Foto: Carlos Fortunato

DEPOIS
Foto: Carlos Fortunato

Tudo à mão

Outro ponto importante é deixar próximos os utensílios e alimentos. Por exemplo, perto da pia, pode-se projetar gavetas e prateleiras para facas, tábuas, panos de prato, batedeira, mixer, liquidificador, ou até mesmo uma pequena horta com algumas ervas. Próximo ao fogão, o ideal é instalar armários e gavetões para panelas, colheres de pau e tudo que for necessário para o cozimento. Na área do forno, espaços para papel alumínio, fôrmas e pegadores. Na área de refeições, talheres do dia a dia, toalhas, jogos americanos e copos devem ser de fácil acesso.

Mais churrasco

A churrasqueira estava inutilizada, isolada e o espaço tem fácil acesso à área social. Desta forma, surgiu a ideia da integração dos ambientes para criar uma cozinha mais aconchegante e proveitosa.

ANTES

ANTES

DEPOIS Foto: Carlos Fortunato

DEPOIS
Foto: Carlos Fortunato

Decoração charmosa

A marcenaria ficou responsável pela suavidade e pelo requinte do ambiente, com traços retos e curvilíneos misturados. “O predomínio de cor foi o branco, com o amadeirado com veios carregados dando força ao mobiliário. As cores ficaram por conta dos detalhes, como o papel de parede com traços sinuosos verde e azul, cores vibrantes, mas que não feminizaria o ambiente. As cadeiras vermelhas deram o charme e imponência, características da cliente”, colocam as arquitetas.