ENTRETENIMENTO

Wynonie Harris, o rock antes do rock

O cantor de blues Wynonie Harris jamais foi uma estrela do rock. Mesmo assim, merece o reconhecimento de ser um dos criadores do estilo.

None
Foto: reprodução

por Redação Alto Astral
Publicado em 25/07/2016 às 10:41
Atualizado às 17:10

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O cantor Wynonie Harris jamais foi uma estrela do rock. Na verdade, é um ilustre desconhecido entre roqueiros. Mesmo assim, merece o reconhecimento de ser um dos criadores do rock’n’roll.

VEJA TAMBÉM

Quem gravou o primeiro rock da história?

Chuck Berry, o “pai” do rock

Raízes do rock: no começo era o blues

Foto: reprodução

Foto: reprodução

Sementes do rock

Wynonie Harris começou a cantar blues profissionalmente ainda na década de 30. Em 1945, gravou sua primeira canção, chamada Around The Clock Blues, que mais tarde teria sua base utilizada por Chuck Berry em Reeling and Rocking. E pode não ser coincidência que o nome desse blues se pareça com o primeiro grande sucesso de Bill Haley (Rock around the clock)…

Antecipando tendências

Mas a maior contribuição de Wynonie Harris seria mesmo Good Rockin’ Tonight, um original de outro cantor de R&B, chamado Roy Brown. Harris deu uma nova roupagem à faixa, tornando-a mais dinâmica e lançando as bases para o que seria o rock’n’roll da década seguinte.

Essa foi, muito provavelmente, a mais importante gravação da pré-história do rock. Wynonie Harris faleceu em 4 de junho de 1969, em consequência de um câncer de esôfago.

Álbum essencial

Bloodshot Eyes: The Best of Wynonie Harris (1997)