Psicanálise lacaniana: descubra como surgiu essa corrente da psicologia

Para desenvolver a psicanálise lacaniana, o psiquiatra Jacques Lacan propôs um resgate a teoria freudiana e também teve como base o estruturalismo europeu.

None
FOTO: Wikimedia Commons/Blatterhin

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/09/2016 às 12:29
Atualizado às 18:22

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Jacques Lacan foi um psiquiatra francês que, insatisfeito com as soluções propostas pela medicina de sua época, enxergou na psicanálise dos livros de Sigmund Freud uma saída. Seu discurso, fundador da psicanálise lacaniana, baseava-se em resgatar a teoria freudiana, pois considerava que esta havia sofrido alguns desvios.

Ilustração de Jacques Lacan, autor da psicanálise lacaniana

FOTO: Wikimedia Commons/Blatterhin

O estruturalismo europeu, com os estudos da linguagem feitos pelo linguista Ferdinand de Saussure e a antropologia cultural de Claude Lévi-Strauss, também serviram como base da corrente lacaniana.

Segundo o psicanalista Gino Cammarota, Lacan trouxe da linguística a forma de escrever o inconsciente. “Jacques Lacan dizia que o inconsciente tinha a mesma estrutura da linguagem”, pontua o especialista.

SAIBA MAIS

Depressão: como identificar os sintomas para buscar ajuda

Meditação e terapia são tratamentos contra estresse. Conheça 4 deles

Texto: Érica Aguiar

Consultoria: Gino Cammarota, psicanalista graduado pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa (SBPI). Também ministra aulas dos módulos de Freud, Jacques Lacan e Melanie Klein no curso de formação psicanalítica da SBPI.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.