Connect with us

O que você está procurando?

As Paralimpíadas Rio 2016 já começaram, com algumas polêmicas, várias conquistas e relatos. Separamos algumas histórias dos atletas, veja:
- FOTO: Reprodução

Paralimpíadas: Histórias de superação e a não exibição da abertura

As Paralimpíadas Rio 2016 já começaram, com algumas polêmicas, várias conquistas e relatos. Separamos algumas histórias dos atletas, veja:

As Paralimpíadas começaram nessa quarta (07.09) e a Internet está envolta em polêmica e comovida ao mesmo tempo.

Muitos internautas se irritaram pelo fato de emissoras de TV aberta não terem exibido a Cerimônia de Abertura dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016 e pela não exibição das competições das modalidades. De fato, o assunto está mobilizando as pessoas a comentarem mais sobre os jogos na Internet como nunca antes.

paralimpiadas, natação, superação, tocha olimpica

FOTO: Reprodução

Mas não apenas de polêmicas que vivem os jogos, a história da nadadora Susana Schnarndorf, ex-triatleta e pentacampeã brasileira da modalidade, está emocionando o público dos jogos. Susana convive com a Atrofia de Múltiplos Sistemas (MSA) há 12 anos, uma doença degenerativa que limita, gradualmente, movimento, respiração e outras funções do organismo. Quando os primeiros sinais da doença apareceram, em 2005, Susana tinha 37 anos, era pentacampeã brasileira de triatlo e havia acabado de dar à luz a terceira filha.

susana, paralimpiadas, natação, superaçãoFOTO: Reprodução

O fato de já ser atleta fez com que ela se assustasse ao ver o corpo, de repente, falhar. Depois de diagnósticos que foram de tumor no cérebro a mal de Parkinson, passando pela síndrome do pânico, ela descobriu a MSA. O próximo passo, foi o mais difícil: a decisão de separar-se dos filhos, que foram morar com o pai.

O descobrimento da doença motivou a atleta a entrar para a natação paraolímpica que, hoje, usa como arma para retardar o avanço da doença.

susana, paralimpiadas, natação, superação

FOTO: Reprodução

Logo na primeira competição, Susana bateu três recordes brasileiros. No ano seguinte, estava nos Jogos Parapan-americanos. Em pouco tempo, começou a sonhar em disputar uma Paralimpíada em casa, diante dos filhos e da família.

Ela treina quase seis horas por dia, seis dias por semana, para enfrentar as mudanças inevitáveis no próprio corpo conforme a doença avança.

susana, paralimpiadas, natação, superação

FOTO: Reprodução/Marcelo Regua

Mas deixa claro que não vai parar no Rio e esse é o espirito (para)olímpico do qual devemos nos orgulhar.

LEIA MAIS:

Advertisement

Entretenimento

Miguel de Cervantes é o autor de Dom Quixote de la Mancha, obra clássica da literatura moderna responsável por consolidar o castelhano na Espanha

Entretenimento

O músico austríaco Franz Schubert, apesar de muito talentoso, viveu apenas até os 31 anos, dos quais passou boa parte enfermo

Entretenimento

Segundo o Antigo Testamento, Caim assassinou seu irmão Abel por ciúme. Contudo, foi punido por Deus e teve que fugir, levando sua esposa. Mas quem era ela?

Entretenimento

Considerado ilegítimo pela maioria das igrejas cristãs, o evangelho de Pedro narra um apocalipse mais terrível do que os já narrados no livro sagrado

Entretenimento

O mago Simão, presente no livro dos Atos, era conhecido na região de Samaria. Em sua aparição, tenta comprar os poderes dos apóstolos de Jesus. Mas por quê?

Entretenimento

Considerado ilegítimo pela maioria das igrejas cristãs, o evangelho apócrifo de Filipe narra a polêmica que envolve Jesus e Maria Madalena

Entretenimento

Ricardo Costa conquistou o primeiro ouro no salto em distância na classe T11 nos Jogos Paralímpicos. Conheça mais sobre sua trajetória

Entretenimento

Considerado ilegítimo pela maioria das igrejas cristãs, o evangelho de Judas mostra outra versão sobre a traição do discípulo