ENTRETENIMENTO

Gene Vincent, a essência do rock anos 50

Gene Vincent foi um dos mais importantes vocalistas de rock dos anos 50. Os sucessos de seu grupo, o Gene Vincent and his Blue Caps, são eternos.

None
Foto: reprodução

por Redação Alto Astral
Publicado em 26/07/2016 às 10:17
Atualizado às 16:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Gene Vincent é um dos vocalistas essenciais do rock dos anos 50. Os sucessos de seu grupo, o Gene Vincent and his Blue Caps, influenciaram roqueiros do mundo todo. O grande hit desse cantor norte-americano foi Be-Bop-A-Lula, mas algumas de suas faixas menos conhecidas poderiam entrar no repertório de roqueiros de qualquer época. Entre elas, destacam-se Lotta Lovin’,B-I-Bickey-Bi, Bo-Bo-Bo e Hold Me, Hug Me, Rock Me.

VEJA TAMBÉM

Eddie Cochran, símbolo dos anos dourados do rock n’roll

Chuck Berry, o “pai” do rock

Foto: reprodução

Foto: reprodução

Estilo e tragédias

Gene foi um dos primeiros roqueiros americanos a fazer uma turnê pela Inglaterra, junto com Eddie Cochran, de quem era um grande amigo. Ao aparecer na TV inglesa vestido com jaqueta, calça e luvas de couro preto, lançou moda que até hoje inspira jovens rebeldes.

Quando adolescente, sofreu um acidente de moto que esmagou sua perna esquerda, obrigando-o a usar aparelhos ortopédicos para o resto da vida.

Após um acidente em Londres, em 1960, no qual morreu seu amigo Eddie Cochran, nunca mais foi o mesmo, passando a beber compulsivamente. Tentou retomar a carreira diversas vezes nos anos 60, mas apenas em 1969 voltaria a gravar algo relevante, o ótimo I’m Back and I’m Proud.

Morreu em 1971, aos 36 anos, em consequência de uma úlcera de estômago. Sem dúvida, um dos principais nomes do rock de todos os tempos.

Álbuns essenciais

Bluejean Bop! (1956)

I’m Back and I’m Proud (1969)

The Screaming End: The Best of Gene Vincent (1997)