ENTRETENIMENTO

Eddie Cochran, símbolo dos anos dourados do rock and roll

Eddie Cochran foi um dos pioneiros dos anos dourados do rock and roll. Teve uma vida curta – morreu aos 21 anos – mas deixou um legado eterno. Cochran

None
Foto: Reprodução

por Redação Alto Astral
Publicado em 26/07/2016 às 09:55
Atualizado às 16:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Eddie Cochran foi um dos pioneiros dos anos dourados do rock and roll. Teve uma vida curta – morreu aos 21 anos – mas deixou um legado eterno. Cochran começou sua carreira em 1954, com 16 anos de idade. Pode-se dizer que conseguiu sintetizar a essência dos anos 50, tanto em seu visual rebelde como em suas composições aceleradas.

VEJA TAMBÉM

Raízes do rock: no começo era o blues

Quem gravou o primeiro rock da história?

Gene Vincent, a essência do rock anos 50

Foto: Reprodução

Fotos: Reprodução / Montagem: Ana Paula Maroubo

Carreira

É responsável por alguns dos melhores e mais “pesados” clássicos da primeira fase do rock n’roll como C’Mon Everybody, Summertime Blues, Somethin´ Else e Nervous Breakdown.

Sua primeira gravação foi Skinny Jim, de 1956. Mas começou a aparecer mesmo quando uma de sua músicas, Twenty Flight Rock, foi incluída na trilha sonora do filme The Girl Can’t Help It. Isso lhe rendeu um contrato com a Liberty Records e logo lançaria uma enxurrada de compactos. No entanto, sempre fez mais sucesso na Inglaterra do que nos EUA.

Sucesso interrompido

Morreu em Londres, em 1960, quando o táxi que o levava para o aeroporto se envolveu em um acidente. No desastre estavam ainda sua noiva e o amigo Gene Vincent, com o qual dividira os palcos na turnê. Os acompanhantes se feriram, mas sobreviveram.

Profeticamente, pouco antes, Gene Vincent havia lançado um single chamado Three Steps To Heaven. (“Três passos para o Paraíso”).

Sua curta carreira, porém, não o impediu de se tornar uma das maiores influências para bandas de todos os estilos. Entre os muitos que regravaram seus clássicos estão Sex Pistols, White Stripes, Rush, Led Zeppelin… Não precisa falar mais nada, né?

Álbuns essenciais

The Eddie Cochran Memorial Album (1960)

Somethin’ Else: The Fine Lookin’ Hits of Eddie Cochran (2005)