ENTRETENIMENTO

Conheça a história de Platão

O filosofo e matemático Platão é considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos. Saiba mais sobre a vida do grego que influenciou a humanidade!

None
Estátua de Platão

por Redação Alto Astral
Publicado em 27/07/2016 às 08:25
Atualizado às 16:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O filósofo e matemático Platão é considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos. Saiba mais sobre a vida e as obras do grego que influenciou a humanidade!

Estátua de PlatãoFOTO: Reprodução

Trajetória

Seu verdadeiro nome seria Arístocles, sendo que Platão, na verdade, seria o apelido por conta da robustez – “platos” significa “largo”, em grego. Como um dos maiores discípulos de Sócrates, fundou um lugar apropriado para o ensino e pesquisa de diversas áreas do conhecimento após a morte de seu mestre. A Academia, em Atenas, tornou-se a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental.

Legado

É considerado um dos grandes pensadores da humanidade. Sua obra abordou a distinção da realidade em dois mundos: o plano das ideias e o plano da matéria. Contribuiu, também, para o desenvolvimento das ciências, da matemática, da retórica, da ética e da política. Acreditava ainda que a educação seria fundamental para desenvolver a moral humana. Além disso, eternizou os ensinamentos de Sócrates por meio de legados e diálogos escritos. Entre suas principais obras, estão A República (a qual consta a famosa alegoria da caverna) e O Banquete.

VEJA TAMBÉM

Conheça a história de Aristóteles

Conheça a história de Homero