Dia da Mulher: 3 filmes para assistir na data

Comemorado no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher é um marco na luta por direitos igualitários. Veja filmes de mulheres inspiradoras

Prepare a pipoca, pois filmes são incríveis e cheios de protagonismo feminino
Prepare a pipoca, pois filmes são incríveis e cheios de protagonismo feminino - Crédito: Instagram/@gpiresoficial, @hiddenfiguresmovie e @__milliesupdates__

por Loyane Lapa
Publicado em 07/03/2022 às 11:00
Atualizado às 11:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Amanhã, dia 8 de março, o mundo inteiro comemora o Dia da Mulher. Instituído pela ONU há pouco mais de 45 anos, a data é considerada um marco na luta por direitos igualitários e equiparados aos dos homens. Contudo, apesar dos muitos avanços, ainda há muito o que lutar, não é mesmo? Pois é! 

E por que não ter mulheres que transformaram suas vidas em lutacomo referência para enfrentar seus maiores problemas? Muitas delas se tornaram icônicas e hoje são um símbolo para aquelas que desejam enfrentar barreiras para chegar onde querem. 

Por isso, a Alto Astral separou hoje 3 filmes que possuem protagonismo feminino em suas causas e que hoje são um referencial de luta para todas nós. Confira:

Nise: O coração da loucura | HBO Max

Produzido em 2016, o filme relata a história de Nise da Silveira, – interpretada pela atriz Glória Pires – médica que revoluciona os tratamentos psiquiátricos da época aqui no Brasil. O filme se passa na década de 50, período em que as terapias para pacientes psiquiátricos eram feitas a partir de procedimentos como a lobotomia e eletrochoque.

Com poucos recursos e praticamente sozinha, Nise consegue implementar formas de terapia que estimulassem seus pacientes às artes. E como pano de fundo, o filme possui a luta de Nise num ambiente predominantemente machista e que descridibiliza todos os seus avanços na luta antimanicomial.

Uma ótima opçãono Dia da Mulher para quem gosta de filmes que envolvam esse lado mais humano da medicina, viu?

Estrelas além do tempo | Disney +

Outro filme maravilhoso para assistir no Dia da Mulher é "Estrelas além do tempo", que além de falar sobre o protagonismo feminino, traz uma questão muito importante: o racismo. A história se passa nos Estados Unidos, em contexto de Guerra Fria e de cisão racial entre brancos e negros.

Como protagonistas, "Estrelas além do tempo" traz três mulheres negras que trabalham na NASA e precisam enfrentar esses dois problemas para crescerem hierarquicamente na agência espacial. Se prepare, pois esse filme é incrível!

Enola Holmes | Netflix

Apesar de se tratar de uma ficção, "Enola Holmes" é um filme maravilhoso para assistir no Dia da Mulher! A história tem base em um livro e traz no papel de Enola a amada Millie Bobby Brown como irmã de Mycroft e Sherlock Holmes.

Dentro do contexto do filme, é possível observar que a mãe de Enola criava a filha muito diferentemente do que era comum para à epoca, em que a mulher precisava servir ao homem. E por isso, quando acontece o mistério principal do filme, há muitas desavenças entre a protagonista e seus irmãos, que veem Enola como subversiva e querem mandá-la para um internato. 

E aí, curtiu as opções de filme para o Dia da Mulher? Agora é só preparar a pipoca e reservar aquele momento especial para assistir a uma dessas opções incríveis!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.