ENTRETENIMENTO

Conheça a história de Leonardo Da Vinci

O italiano Leonardo da Vinci ficou conhecido como o gênio da humanidade. Confira tudo sobre sua trajetória e seu grande legado!

None
Ilustração de da Vinci

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/08/2016 às 10:30
Atualizado às 17:04

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Cientista, matemático, engenheiro, arquiteto, pintor, anatomista, escultor, poeta e músico: com todos estes atributos, o italiano Leonardo da Vinci ficou conhecido como o gênio da humanidade. Confira tudo sobre sua trajetória e seu grande legado!

Ilustração de da VinciFoto: Reprodução

Trajetória

Filho ilegítimo de um tabelião com uma camponesa, Leonardo di Ser Piero da Vinci começou sua carreira aos 17 anos em Florença, na Itália, no ateliê do pintor e escultor Andrea del Verrocchio. A partir de 1478, da Vinci começou a trabalhar por conta própria. De 1482 em diante, dedicou o início de sua vida profissional a serviço de seu patrono, Ludovico Sforza, em Milão, também na Itália.

Ainda trabalhou como engenheiro militar, fazendo projetos de armas, fortalezas e pontes. Tornou-se pintor da corte do rei francês Luís XII em 1507 e, sete anos depois, mudou-se para Roma como convidado do papa Leão X. Passou seus últimos dias na França, em um castelo cedido pelo rei Francisco I.

Legado

Considerado o gênio da humanidade, da Vinci foi o símbolo máximo do homem do período da Renascença, explorando diversas áreas com extrema competência. Seu trabalho é permeado pelos estudos de anatomia e perspectiva. O italiano é autor de pinturas mundialmente famosas, como Mona Lisa e A Última Ceia, apesar de ter finalizado poucas, por conta da autocrítica em relação ao seu trabalho.

Em seus manuscritos, deixou mais de cinco mil páginas com estudos nas áreas de anatomia, arquitetura, astronomia, botânica, geologia, geometria, mecânica e óptica. Como projetista, suas máquinas voadoras e de guerra também foram muito importantes para estudos posteriores. Foi ainda precursor de equipamentos como a bicicleta, o canhão, o submarino e o paraquedas. Com suas criações e obras, da Vinci fez uma contribuição quase imensurável em relação à ciência e à cultura moderna.

VEJA TAMBÉM

Albert Einstein presidente? Entenda a história!

Hitler tinha problemas com as partes íntimas: mito ou verdade?

5 filmes de guerra aclamados pela crítica