ENTRETENIMENTO

Como o homem voou pela primeira vez?

O homem sempre quis voar como um pássaro. Após observação e estudo, os primeiros aparelhos voadores começaram a surgir até o avião como conhecemos. Confira!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/08/2016 às 11:11
Atualizado às 17:04

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O homem sempre quis voar, mas só no século 5 começou a história que nos levaria à sofisticada aviação de hoje. Conheça quais foram os primeiros aparelhos voadores criados pelo homem, desde protótipos de helicóptero e planador até os aviões que conhecemos hoje.

Com alma de pássaro

Passaram-se séculos de sonhos e experiências. Muitos sábios concordavam que, para voar seria preciso imitar os pássaros e bater asas. No século 5, foi realizado o primeiro projeto de um aparelho voador, algo muito parecido com uma pipa. Oito séculos depois, o inglês Roger Bacon chegou à conclusão de que o ar poderia sustentar uma máquina, assim como a água suporta uma embarcação.

passaro-voando-no-ceu

FOTO: Shutterstock.com

As loucuras de um pintor

A ideia de voar era uma das paixões do famoso Leonardo da Vinci. No começo do século 16, ele estudou o vôo dos pássaros e projetou máquinas que mais tarde saíram do papel. Entre elas, estavam o ornitóptero, cujas asas batiam como as dos pássaros, manipuladas mecanicamente; o helicóptero, que foi projetado para subir por meio de um rotor que ficava num eixo vertical; e o planador, onde o piloto ia preso a uma estrutura rígida que tinha grandes asas.

Veja também
20 de julho: aniversário de Santos Dumont
Você sabia: como surgiu a bicicleta?
Manual do Mundo: 10 experiências do canal para fazer com os filhos

Da pipa ao Jumbo

O primeiro vôo foi realizado pelos irmãos Wrightem 1903, mas foi só após a Primeira Guerra Mundial que o avião ficou conhecido. Depois da Segunda Guerra Mundial, os propulsores aéreos cresceram em tamanho e potência e os aviões passaram a ser usados como meios de transporte comercial. Só mais tarde os aviões funcionariam a jato e chegariam aos supersônicos, ao Boeing 747 e ao reator Jumbo.

aviao-irmaos-wright

FOTO: Shutterstock.com