ENTRETENIMENTO

Por que nós temos o hábito de comer sem ter fome?

Quando o paladar entra na jogada, há alimentos que atiçam em menor ou maior grau o apetite. Por isso mesmo, temos o hábito de comer sem ter fome.

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/03/2017 às 08:34
Atualizado às 16:16

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O ato de comer não é apenas uma maneira de fornecer ao corpo as calorias e os nutrientes indispensáveis para o seu funcionamento. Quando o paladar (e até o olfato) entra na jogada, há alimentos que atiçam em menor ou maior grau o apetite, de acordo com os gostos particulares de cada pessoa. Por isso mesmo, temos o hábito de comer sem ter fome.

Pense agora em um suculento pedaço de pizza, com a massa no ponto, transbordando de cobertura e com direito a borda recheada. Concorde, é praticamente impossível não salivar nesse exato instante! Quem tem imaginação mais fértil (ou está de estômago vazio) vai até sentir um fictício aroma pairando no ar. São reações naturais de qualquer ser humano. A menos, claro, que você faça parte do limitado grupo daqueles que não gostam de pizza – nesse caso, é só imaginar qualquer outro prato de sua preferência.

homem comendo lanche, comer sem ter fome

Foto: Shutterstock

A falta deautocontrole diante da comida, somada ao sedentarismo, leva à obesidade e, por tabela, resulta em diferentes problemas de saúde. Em casos mais sérios, pode ser um indício de compulsão alimentar – comparável a um vício, tal qual a dependência por álcool, cigarro e drogas. E, mesmo para quem não chegou a este ponto, só sentir a vontade de comer sem ter fome, uma relação mal resolvida com a alimentação é um obstáculo para o emagrecimento. Sendo assim, fazer as pazes com a balança envolve, e muito, a saúde mental.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Edição: Angelo Matilha Cherubini