ENTRETENIMENTO

Cientistas comprovam que cachorros entendem o que humanos dizem

Na última semana, um grupo de cientistas comprovou o que no fundo nós já sabíamos: nossos amigos peludos entendem o que estamos dizendo!

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 06/09/2016 às 14:39
Atualizado às 15:58

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Nessa semana, um grupo de pesquisadores confirmou com métodos científicos o que muitos de nós, humanos, já sabíamos: nossos amigos cachorrosentendem tudo o que dizemos!

As conclusões foram publicadas na revista Science e mostraram que os cachorros conseguem perceber um idioma pela entonação e pela pronúncia, uma vez que eles utilizam as mesmas áreas do cérebro que nós para poder compreender as palavras.

FOTO: Reprodução/Phys

FOTO: Reprodução/Phys

Para a pesquisa, 13 cachorros passaram por uma ressonância magnética, em que foram previamente treinados para ficarem quietinhos na hora do exame. Durante a averiguação, eles escutavam as vozes de seus donos.

Os donos, por sua vez, usavam algumas expressões animadas em uma entonação positiva em alguns momentos, e depois o tom de voz normal em outros momentos, com palavras neutras.

A pesquisa mostrou que os cachorros conseguem perceber as palavras positivas e as neutras que são faladas em qualquer entonação, e então entender seus significados. O hemisfério esquerdo do cérebro é o responsável por distinguir as palavras independente da entonação usada, enquanto o direito entende o tom de voz e dá mais emoção ao que os cães escutam – basicamente a mesma coisa que acontece com o cérebro humano.

FOTO: Reprodução/Familydogproject/Youtube

FOTO: Reprodução/Familydogproject/Youtube

O cientista Atilla Andics, um dos pesquisadores do estudo, confirmou: “Esta pesquisa mostra que o cérebro de um cachorro não apenas analisa o que dizemos, mas também unifica dois tipos de informação para chegar a um só significado“, disse.

No fundo, no fundo, nós já sabíamos, né? Quem nunca se comunicou com o seu amiguinho peludo e sentiu que ele entendia exatamente o que estava sendo falado? Agora só falta conversar! 🙂

Pais, filhos, cachorro, brincando - meu filho quer um animal estimação

FOTO: Shutterstock