ENTRETENIMENTO

Aprenda as diferenças entre os roedores

Você acha que todos os ratinhos são iguais? Negativo! Aprenda as diferenças entre os roedores mais comuns e conheça suas características!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/08/2016 às 11:04
Atualizado às 18:14

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você acha que todos os ratinhos são iguais? Negativo! Aprenda as diferenças entre os roedores mais comuns:

Camundongo

Aprenda a diferença entre os roedores
É um pequeno roedor com orelhas grandes e arredondadas e uma cauda bem longa sem pelos. Conhecido também como calango, o camundongo tem apenas oito centímetros de comprimento e o pêlo geralmente é branco ou cinza-amarelado. Os famosos ratos de laboratório são camundongos. Eles são muito utilizados em testes e experiências porque 90% dos seus genes são idênticos aos dos humanos.

Hamster

Aprenda a diferença entre os roedores
É uma espécie de rato com cauda muito curta e grandes bochechas dilatáveis, ou seja, aumentam de tamanho para guardar mais comida. É um roedor de hábitos noturnos que passa quase o dia todo dormindo. Dependendo da espécie, podem ser pretos, amarelos, brancos, cinzentos, castanhos ou listrados. Assim como todo roedor, os dentes do hamster nunca param de crescer. Para evitar que fiquem grandes demais, o bichinho não pode parar de roer.

Porquinho-da-Índia

Aprenda a diferença entre os roedores
Conhecido também como preá, o porquinho-da-Índia mede cerca de 25 centímetros e pesa até 800 gramas quando adulto. Mais lento e amigável do que os outros roedores, é um ótimo animal de estimação. O porquinho tem hábitos diurnos e, infelizmente, em alguns países, as pessoas têm o hábito de se alimentar desse bichinho.

Ratazana

Aprenda a diferença entre os roedores
Ágil, consegue escalar paredes, saltar de um lugar para outro e até nadar. Conhecida também como rato-de-esgoto, mede cerca de 27 centímetros e tem pelo escuro, com tons de marrom, cinza e preto. Entre as várias espécies de rato, é uma das mais perigosas porque pode transmitir sérias doenças para o homem e outros animais.

Veja também
6 opções de pets “diferentes” para se ter em casa
Fique por dentro: 3 curiosidades animais
Saiba como os animais conversam entre si