ENTRETENIMENTO

Há 77 anos, o pacto Molotov-Ribbentrop foi assinado. Conheça sua origem

O pacto Molotov-Ribbentrop, assinado entre Hitler e Stalin, mudou o cenário político mundial. Hoje, ao completar 77 anos, conheça um pouco de sua história.

None
FOTO: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/08/2016 às 15:46
Atualizado às 18:14

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Há 77 anos, no dia 23 de agosto de 1939, o mundo ficou inteiramente abalado por um acordo firmado entre duas potências que, aparentemente, não tinham nada em comum, mas que definiram a geopolítica mundial do período. Era a assinatura do pacto Molotov-Ribbentrop.

Acordo travado com aperto de mãos

FOTO: Shutterstock Images

Os nazistas da Alemanha e os socialistas da União Soviética fecharam um pacto cheio de nuances, segredos e que tinha tudo para não dar certo – e, realmente, não deu.

Antes do pacto Molotov-Ribbentrop

Profundas transformações foram iniciadas na Rússia em fevereiro de 1917. O país tinha uma industrialização incipiente e sua população estava esgotada de tanto trabalhar nas indústrias e no campo; ou seja, a revolução era inevitável.

A Rússia, em plena Primeira Guerra Mundial, viu-se envolvida numa guerra civil interna, que acabou por instaurar a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. E, após a morte de Lênin, foi Stalin quem assumiu o governo.

Stalin assinou pacto molotov-ribbentrop com Hitler

FOTO: Shutterstock Images

Já na Alemanha, Adolf Hitler chegava ao poder e começava a colocar em prática seu plano de conquistar territórios próximos e anexá-los à nação germânica.

O que foi o acordo?

O pacto definia apoio mútuo entre as nações e o compromisso de fortalecer as relações econômicas. Além disso, tratava-se de um acordo de não agressão. Contudo, o que poucos sabiam era que Hitler e Stalin pretendiam dividir a Europa em duas partes e cada qual comandá-las como desejasse.

No entanto, o pacto foi quebrado com a invasão do território soviético pelos alemães em 22 de junho de 1941. E fez com que a Rússia entrasse de vez na Segunda Guerra Mundial.
SAIBA MAIS

Stalin: ditador implacável

Conheça a história de Adolf Hitler

Texto: Victor Santos Edição: Érica Aguiar Arte: Mary Ellen Machado