7 de Setembro: Maria Leopoldina, a primeira imperatriz do Brasil

Maria Leopoldina da Áustria era a esposa de Dom Pedro I. Quando este declarou a Independência, ela tornou-se a primeira imperatriz do Brasil.

None
Foto: Reprodução

por Redação Alto Astral
Publicado em 07/09/2016 às 08:10
Atualizado às 18:23

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Maria Leopoldina da Áustria era a esposa de Dom Pedro I. Assim, , quando este declarou a Independência e assumiu o trono brasileiro, ela tornou-se a primeira imperatriz do Brasil. Sua história, porém, mostra que sua importância foi muito além disso.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

VEJA TAMBÉM

Confira curiosidades sobre a vida do polêmico Dom Pedro I
7 de setembro: a data histórica retratada em filmes e séries

Leopoldina nasceu em 22 de janeiro de 1797, sob o título de arquiduquesa da Áustria. Era a sexta filha de Francisco I com Maria Teresa de Bourbon-Sicília e se casou com Dom Pedro I em maio de 1817. A união oficializou os laços entre a Casa dos Habsburgo, nobre família europeia, e a Casa de Bragança, em Portugal.

Ainda no mesmo ano, em dezembro, ela chegaria ao Brasil. Em seu período por aqui, não deixou de colocar em prática seus conhecimentos políticos e científicos nem de mostrar a boa educação que recebeu desde criança. Entre as amizades de infância e juventude da arquiduquesa constam nomes como os do escritor alemão Goethe, do compositor Franz Schubert e do pintor Thomas Ender. Sua irmã mais velha, Maria Luísa, foi a segunda esposa de Napoleão.

Uma mulher de fibra

Quando Dom Pedro precisou retornar a Portugal por causa da solicitação urgente, em 1822, era Leopoldina quem ocupava a regência do solo brasileiro desde agosto, por meio de um decreto assinado pelo próprio monarca.

Um fato que poucos sabem é que, antes do regente levantar a espada e proclamar a Independência do Brasil, sua esposa chegou a convocar o conselho de ministros, em 2 de setembro, e decidiu pela separação entre Brasil e Portugal, diante das notícias que a Metrópole preparava uma ofensiva contra a colônia.

A imperatriz Leopoldina e Dom Pedro I permaneceram casados por nove anos e tiveram sete filhos. Ela faleceu jovem, em 1826, aos 29 anos.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.