Conheça 9 modalidades das Paralimpíadas Rio 2016

As Paralimpíadas estão chegando! Não sabe muito sobre os esportes? Relaxa! Explicamos sobre eles para você ficar por dentro de tudo o que vai rolar!

None
Foto: Divulgação Rio 2016

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/09/2016 às 07:01
Atualizado às 18:23

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Começam os Jogos Paralímpicos Rio 2016!

Jogos Paralímpicos 2016

Foto: Divulgação

Com 23 modalidades e 176 países participantes, as Paralímpiadas estão chegando para matar a saudade dos “órfãos” das Olimpíadas.

O Brasil não só é um dos favoritos na competição como terá representantes em todas as modalidades!

Delegação do Brasil nas Paralimpiadas de Londres 2012

Foto: Scott Heavey/Getty Images

Entre elas, existem versões adaptadas de esportes olímpicos clássicos como Atletismo, Basquete, Ciclismo, Futebol, Judô, Natação, e modalidades menos conhecidas como o Goalball.

Se você não sabe como elas funcionam, relaxa! Separamos e explicamos algumas delas para você ficar por dentro de tudo o que vai rolar nos Jogos!

1. Basquete em cadeira de rodas

Basquete em cadeira de rodas feminino

Foto: Divulgação

Como funciona? Jogado por atletas com paralisia nos membros inferiores, as regras são parecidas com o Basquete tradicional. Com um show de dribles e arremessos, dois times de cinco jogadores em cadeira de rodas, devem acertar a bola na cesta do time adversário o maior número de vezes antes que o tempo acabe.

Por que assistir? Usar os braços para se mover e para jogar ao mesmo tempo pode parecer difícil, mas com arremessos certeiros e dribles incríveis esses guerreiros vão te deixar grudado no jogo!

2. Bocha

Jogadores de bocha paralimpica

Foto: Divulgação Rio 2016

Como funciona? Ok, essa não é tão conhecida, mas é bem simples! Em um jogo de estratégia, os atletas devem lançar as bolas coloridas (chamadas de bocha) o mais perto possível da esfera branca (chamada de bola alvo ou jack). Quem acumular mais bolas próximas ao alvo vence  a partida.

Por que assistir? Você vai se surpreender tanto com a habilidade como com a superação dos atletas. É um show de estratégia e uma única bola pode mudar o resultado de toda a competição!

3. Esgrima em cadeira de rodas

Jogadores disputando Esgrima em cadeira de rodas

Foto: Divulgação Rio 2016

Como funciona? Espada, florete ou sabre? Atletas com deficiência locomotora em cadeira de rodas, disputam (com uma dessas armas de ponta de cega) em combates individuais e por equipes, com o objetivo de atingir um área do corpo do oponente.

Por que assistir? É como ver lutas medievais em pleno século XXI. Pegue a pipoca e corra para assistir!

4. Futebol de 5 / Futebol de 7

Jogo de Futebol de 5 Paralimpiadas

Foto: Divulgação Rio 2016

Como funciona? Na verdade, aqui temos duas modalidades diferentes. O Futebol de 5 é a versão para deficientes visuais (com exceção ao goleiro). Todos jogam vendados para igualar sua condição, usando uma bola sonora (com guizos internos) e recebendo orientações do técnico, chamador e goleiro (lembrando que o goleiro enxerga normalmente).

Já o Futebol de 7 é a versão para jogadores com paralisia cerebral. O objetivo você já deve imaginar: fazer o maior número de gols possível.

Por que assistir? Os lances e dribles que conquistam multidões no futebol tradicional continuam presentes aqui. E é muito bacana ver os jogadores do Futebol de 5 usando seus outros sentidos ao máximo para o jogo.

Jogo de Futebol de 7 Paralimpiadas

Foto: Divulgação/CPB

5. Goalball

Partida de Goalball

Foto: Divulgação CPB

Como funciona? Criado para reabilitação de veteranos de guerra, é disputado por deficientes visuais. Possui algumas semelhanças com o Futebol de 5, como jogadores vendados, a bola sonora com guizos e os gols, mas as equipes são formadas apenas por três jogadores.

Por que assistir? A agilidade, habilidade e coragem destes atletas vendados é incrível, arremessando uma bola que pesa 1,25 kg e alcança até 100km/h!

6. Tênis de Mesa / Tênis em Cadeira de Rodas

Como funciona? Novamente, temos duas modalidades distintas. No Tênis de Mesa as regras são as mesmas que você já deve conhecer do “ping-pong”.  É uma modalidade bastante inclusiva, jogada por cadeirantes, pessoas com deficiência física nos membros superiores ou com deficiência intelectual.

O Tênis em cadeira de rodas também mantem a maioria das regras do Tênis de quadra, mudando apenas algumas pontuações.

Por que assistir? A velocidade dos jogadores de Tênis de Mesa vai te impressionar, e no Tênis em cadeira de roda são permitidos dois quiques da bola na quadra, o que torna o jogo ainda mais disputado e emocionante!

Jogador de Tênis em cadeira de rodas rebatendo a bola

Foto: Divulgação Rio 2016

7. Tiro com Arco

Atleta paralimpico atira com arco

Foto: Divulgação Rio 2016

Como funciona? O objetivo dos arqueiros é simples, mas nada fácil: acertar suas flechas no centro de um alvo posicionado a 50m ou 70m de distância. Seja com a boca ou, até mesmo, com os pés! Vários deficientes físicos mostram o quão precisos conseguem ser.

Por que assistir? Não há limites que esses atletas não possam superar, entre a tensão antes do tiro e a reação após ele chegar ao alvo, serão muitas emoções assistindo.

8. Triatlo

Atletas praticando natação, ciclismo e corrida no triatlo paralimpico

Foto: Divulgação Rio 2016

Como funciona? Esse é um verdadeiro desafio. Os atletas testam seus limites em 750m na natação, 20km no ciclismo e 5km na corrida, em uma emocionante prova.

Por que assistir? É a estreia dessa modalidade na competição! Além de se inspirar com a superação dos atletas, você vai testemunhar um momento histórico: a primeira competição de Triatlo nas Paralimpíadas.

9. Vôlei sentado

Partida de Vôlei sentado

Foto: Divulgação

Como funciona? Disputado por atletas com dificuldades locomotoras, seis de cada lado, jogando sentados no chão, com uma rede baixa separando a quadra. O objetivo é o mesmo do Vôlei tradicional: acertar a bola dentro da quadra do adversário.

Por que assistir? Esse é um dos esportes mais dinâmicos das Paralimpíadas, você vai vibrar com cada cortada!

E então? Já está ansioso para o começo dos Jogos?

VEJA TAMBÉM

Paralimpíadas: veja quais são as chances de ouro do Brasil

12 vezes em que o mascote Vinícius foi a melhor pessoa das Olimpíadas do Rio

Paralimpíadas: veja quais são as chances de ouro do Brasil

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.