Connect with us

O que você está procurando?

Conheça algumas curiosidades sobre a vida de Do Pedro I, o nobre português que teria dado o famoso “Grito do Ipiranga”. Ou não...
- Foto: Reprodução

7 de Setembro: confira curiosidades sobre a vida do polêmico Dom Pedro I

Conheça algumas curiosidades sobre a vida de Do Pedro I, o nobre português que teria dado o famoso “Grito do Ipiranga”. Ou não...

Todo brasileiro aprende nos primeiros anos escolares que Dom Pedro I foi o grande herói da Independência do Brasil. E quase todos ficam sabendo depois que não foi bem assim. E também que a personalidade do primeiro imperador do Brasil não era, digamos assim, das mais idôneas. Conheça algumas curiosidades sobre a vida do homem que teria dado o famoso “Grito do Ipiranga”. Ou não…

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

  • Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Serafim de Bragança e Bourbon (ufa!), nasceu em 12 de outubro de 1798. Foi o quarto filho – o segundo homem – de Dom João VI e Dona Carlota Joaquina.
  • Quando seu irmão mais velho, Dom Antônio morreu, em 1801, Dom Pedro passou a ser o segundo na linha de sucessão ao trono português, atrás apenas do pai. Assim, quando a corte portuguesa veio para o Brasil fugindo da invasão de Napoleão ao reino, Dom Pedro talvez nem sonhasse que se tornaria rei dentro de alguns anos. Mas não de Portugal, como se esperava.
  • Dom Pedro I era portador de epilepsia. Há registro de que sofreu convulsões em público já em 1811, quando tinha 13 anos. Em 1816, durante as comemorações do aniversário de Dom João VI,
  • o público presente testemunhou um ataque epiléptico sofrido pelo príncipe. As convulsões o acompanharam pela vida toda, de acordo com inúmeros registros em jornais da época.
  • A vida amorosa e sexual de D. Pedro I era bastante agitada. Além de ser hiperativo e adorar praticar esportes, o primeiro imperador do país não perdia uma farra e estava sempre acompanhado de aventureiros e mulheres. Estima-se que, entre naturais e bastardos, o rapaz teve 18 filhos – mas o número pode chegar a 120!
  • Dom Pedro com apenas 36 anos de idade. Apesar de jovem, sua saúde estava bastante debilitada. O médico particular de Dom Pedro I, o doutor João Fernandes Tavares, realizou uma autópsia do corpo do ex-imperador do Brasil. No relatório consta que havia sofrido fraturas em quatro costelas, provavelmente em função das inúmeras quedas de cavalo que sofreu.
  • A autópsia revelou ainda que seu pulmão direito estava cheio de água e o esquerdo não funcionava mais, além de o coração se mostrar dilatado. Este órgão, aliás, foi retirado, embalsamado e enviado para a cidade do Porto, conforme desejava o próprio Dom Pedro I, e está guardado em urna na Igreja da Lapa até hoje.

VEJA TAMBÉM

A verdade por trás do quadro “Independência ou Morte”

O contexto histórico que levou o Brasil à independência

Advertisement

Entretenimento

Por ser um marco na história do Brasil, o 7 de setembro não poderia deixar de ser retratado em diversos aspectos da cultura do país.

Entretenimento

Maria Leopoldina da Áustria era a esposa de Dom Pedro I. Quando este declarou a Independência, ela tornou-se a primeira imperatriz do Brasil.

Entretenimento

Personalidades históricas do processo que levou à Independência do Brasil eram maçons, “coincidência” que influenciou nos rumos do Brasil no século XIX.

Entretenimento

As Paralimpíadas estão chegando! Não sabe muito sobre os esportes? Relaxa! Explicamos sobre eles para você ficar por dentro de tudo o que vai rolar!

Entretenimento

Conheça algumas curiosidades sobre os Jogos Paralímpicos, mais conhecido como Paralímpiadas, que começam hoje no Rio de Janeiro

Entretenimento

Johann Wolfgang von Goethe foi um pensador e escritor alemão, que viveu entre os séculos 18 e 19, cujas obras inspiraram diversos autores em todo o mundo.

Entretenimento

Para as meninas crescerem fortes e independentes, você pode incentivá-las através dos livros. Conheça 6 livros infantis para inspirar as pequenas!

Entretenimento

Se estivesse vivo, Freddie Mercury completaria 70 anos. Contudo, o cantor nos deixou em 24 de novembro de 1991. Descubra como foram seus últimos dias.