14 fatos históricos das Paralimpíadas

Conheça algumas curiosidades sobre os Jogos Paralímpicos, mais conhecido como Paralímpiadas, que começam hoje no Rio de Janeiro

None
Foto: Reprodução/Facebook

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/09/2016 às 08:04
Atualizado às 18:23

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Neste feriado de 7 de setembro, no Rio de Janeiro, começam os Jogos Paralímpicos, ou as Paralimpíadas. Os jogos acontecem até o dia 18 de setembro e contam com atletas paralímpicos do mundo todo disputando 500 provas em 23 modalidades no total.

jogo de vôlei sentado nas paralímpiadas de londres

Foto: Reprodução/Facebook

1 – Tudo começou com o médico alemão Ludwig Guttman, que cuidava de soldados feridos na Segunda Guerra Mundial na Inglaterra. Ele já havia experiência em esporte com deficientes físicos no país e decidiu criar os Jogos de Stoke Mandeville, o hospital que trabalhava. Os jogos aconteceram em paralelo com as Olimpíadas de Londres, em 1948.

2 – Apesar de ter começado com Ludwing, essa é a 16ª edição oficial das Paralímpiadas. A primeira aconteceu em Roma, em 1960.

3 – Haverá uma delegação de atletas representando os países de refugiados, assim como aconteceu nas Olimpíadas do último mês. Também foi criada uma bandeira para representar esses atletas, a arte é da síria Yara Said.

bandeira de refugiados paralímpiadas

Foto: Divulgação

4 – Os jogos Paralímpicos como conhecemos é recente, surgiu em 1988, nas Olimpíadas de Seul, quando também as Paralímpidas foram chamadas por este nome pela primeira vez.

5 – O Brasil é um país forte nas Paralímpiadas. Este ano, irão competir 278 atletas do nosso país, sendo a primeira vez que estaremos em todas as modalidades. Todos os atletas têm uma grande chance de vencer.

6 – As 23 modalidades que participam da competição são: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, canoagem, ciclismo de estrada, ciclismo de pista, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7, goaball, halterofilismo, hipismo, judo, natação, remo, rugby em cadeira de rodas, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela e vôlei sentado.

7 – O esporte paralímpico no Brasil é recente, começou em 1950 com o atleta paraplégico Róbson de Almeida Sampaio, que trouxe a ideia dos Estados Unidos. Ele fundou o primeiro clube voltado para o esporte paralímpico do Rio de Janeiro.

8 – Até 2012, nas Paralímpiadas de Londres, os deficientes intelectuais estavam banidos da competição. Isso tudo porque em Sidney, no ano de 2000, a seleção de basquete espanhola tinha em seu time pelo menos 10 jogadores que mentiram sobre serem deficientes intelectuais. Infelizmente, até hoje os deficientes intelectuais não podem competir no basquete por conta desse episódio.

futebol cego nas paralímpiadas de londres 2016

Foto: Getty Images

9 – Os atletas paralímpicos lutam para poderem participar das Olímpiadas. Em Londres, 2012, o velocista Oscar Pistorius e a mesa-tenista Natalia Partyka, que usam próteses, conseguiram participar.

10 – No futebol, o goleiro é o único integrante do time que não é cego, mas ele também não tem permissão para sair de sua área do jogo. Além disso, uma espécie de guia fica atrás do gol direcionando os jogadores.

11 – O goalball é um esporte exclusivamente paralímpico. Do jogo participam três jogadores cegos, ou sem parte da visão, em cada time. O objetivo é lançar uma bola pesada para a rede do outro time. A bocha é outro esporte exclusivo de jogadores paralímpicos.

12 – Para a Tocha Paralímpica de 2016, 76 agências brasileiras participaram de uma acirrada competição. O modelo escolhido é praticamente igual ao das Olimpíadas, mas conta com inscrições em braile.

tocha paralímpica rio 2016

Foto: Divulgação

13 – Há muitas dúvidas sobre o termo “paralímpico.” Neste ano, o Comitê Paralímpico Internacional determinou que o correto é “paralímpico” por conta da tradução da palavra “paralympic”, do inglês.

14 – Para os Jogos Paralímpicos Rio 2016 foram gastos R$37,6 bilhões de reais. Para ajudar a cobrir estes gastos, foram vendidos cerca de 7,5 milhões de ingressos.

LEIA TAMBÉM

Ator de Breaking Bad comentará as Paralimpíadas e faz relato emocionante

Conheça 9 modalidades das Paralimpíadas Rio 2016

Paralimpíadas: veja quais são as chances de ouro do Brasil

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.