Menos é mais: 15 ideias para você ganhar espaço no seu apartamento

1. Lavanderia integrada com a cozinha: adapte um nicho para tanque, máquina de lavar e varal, incluindo espaço para vassouras e tábua de passar roupa. É uma boa pedida para otimizar o espaço da lavanderia. Com portas ou persianas, é possível deixar tudo escondido, como se fosse apenas um armário, harmonizando com os da cozinha.

2. Sapateira no corredor: são prateleiras fechadas com portas decoradas (ou revestidas com espelho) embutidas entre os quartos, avançando dentro da parede. O espaço é ideal para acomodar sapatos.

3. Aproveite a escada: podem ser armários modulados com corrediças, nichos para acomodar livros ou um barzinho. Tudo sob a escada.

4. Pufes/mesas de centro: para não lotar a sala de cadeiras, uma ótima opção são as mesas de centro que abrigam pufes embaixo delas para serem utilizados quando receber visitas. Você também pode usar os próprios pufes como mesas de centro, aí, eles viram apoio para os pés e lugar para sentar.

5.Carrinhos com dupla função: guardam CDs, DVDs ou livros e ainda se comportam como pufes, ampliando o número de assentos na sala. Podem ficar acomodados sob a base para televisão ou som.

sofá listrado e colorido sobre um piso de madeira e com uma parede pink ao fundo

Ganhe mais espaço na sua sala com pequenos truques e objetos que desempenham mais de uma função. Foto: Shutterstock

6. Móveis com rodízios: os chamados nômades também são muito interessantes, pois são facilmente infiltrados em estantes, estofados e até mesmo armários de cozinhas e banheiros. Substituem o móvel sob medida e ainda podem circular.

7. Peça multiuso: um pequeno armário na sala que, quando aberto, se transforma em um mini home office, que acomoda o notebook e outros materiais de trabalho.

8. Estante/aparador: uma estante com duas portas pode servir como aparador e também acomodar livros. As portas de correr escondem ainda os aparelhos de tevê, DVD, tevê a cabo…

9. Sofá: poltrona que se transforma numa chaise.

10. Mesa/aparador: aparadores que ficam encostados na parede, mas quando as visitas chegam é só juntá- los: a mesa de jantar está posta. Há também as mesas com rodízios que podem ficar acomodadas sob aparadores e, na hora da refeição, é só girar.

11. Mesa lateral: em formato de cubo, também pode ser usada como banco e até armário.

12. Baú: pode ser usado como mesa de centro e tem espaço para guardar objetos.

13. Balcão: basta puxar os pés (que ficam encostados na parte frontal) e uma esteira de madeira dentro do balcão revela uma mesa.

14. Espelho: para esconder a cozinha da vista dos convidados, coloque um painel espelhado entre a sala de jantar e a cozinha com porta camuflada.

15. Sofá-cama: para quem não tem um quarto de hóspedes, uma ótima opção é o sofá que vira chaise ou cama, Busque o mais confortável que encontrar.

Texto: Fernanda Moraes
Consultoria: Ângela Benjamin, designer de interiores

LEIA TAMBÉM: