Connect with us

O que você está procurando?

Saiba mais sobre a culinária japonesa e aproveite para saborear suas delícias!
-

Conheça mais sobre a culinária japonesa

Saiba mais sobre a culinária japonesa e aproveite para saborear suas delícias!

Amada por uns, odiada por outros, a culinária japonesa sempre é motivo de dúvidas. Aquele sushi é mesmo mais leve do que um arroz com feijão? As gestantes podem comer? Será que só as mulheres se beneficiam com esse tipo de alimentação? Entenda tudo sobre a culinária japonesa!

sushi na mesa, pronto para servir

FOTO: Stala Handa

Apenas mulheres se beneficiam dessa alimentação?

Não. Os benefícios também são sentidos pelos homens. “Mas não deixa de ser verdade que as isoflavonas, contidas nos alimentos feitos à base de extrato de soja, como o tofu e o missoshiro, são especialmente importantes para as mulheres”, completa a nutricionista Robena Molinari. Isso porque a substância tem ação similar ao hormônio estradiol, que regula uma série de funções hormonais femininas.

É verdade que não engorda?

Ao contrário do que muitos pensam, essa culinária deve ser consumida com moderação para não engordar. “É uma comida que contém muita proteína vinda do peixe e, consequentemente, gordura. O sashimi de salmão (150g), por exemplo, tem 316,5 calorias. O arroz do sushi também é bem calórico por conter açúcar. São carboidratos de rápida absorção e, por estimularem a insulina, engordam quando ingerido sem excesso”, descreve a nutricionista.

É proibida para gestantes

Devido ao risco de contaminação, por ser uma alimentação crua e mais manipulada, não é recomendada para mulheres grávidas, assim como qualquer alimento cru.

Combate o envelhecimento

A culinária japonesa é bastante saudável e rica em antioxidantes distribuídos em alimentos que diminuem o envelhecimento, combatem os radicais livres, reduzem o risco de doenças crônicas e, assim, aumentam a longevidade. O peixe, por exemplo, tem proteína com gordura boa, o ômega 3. É rica também em produtos feitos a partir da soja, que reduzem os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, evitando a formação de placas de gordura nas artérias. Mas atenção: a comida japonesa consumida no Brasil nem sempre se assemelha à do Japão, ou seja, pode ser nutricionalmente desequilibrada e até prejudicar a saúde.

Sushi e temaki são ricos em cálcio

De fato, as algas que envolvem os sushis e os temakis são ricas em cálcio, o que os torna uma ótima fonte desse nutriente. Por outro lado, são pobres em ferro, por exemplo. Então, a alimentação precisa ser complementada com outros pratos.

Missô (pasta de soja) melhora a elasticidade da pele e combate os efeitos nocivos da radiação

Por contribuir com a formação de colágeno e na hidratação, o missô combate os efeitos nocivos da radiação ultravioleta e age como um fotoprotetor. Mas isso não dispensa o uso do filtro solar!

Sacia sem pesar no estômago

A culinária japonesa é uma alimentação mais leve quando consumidos apenas os alimentos crus ou cozidos e as algas, que promovem maior saciedade. “Para manter essa sensação, procure consumir vegetais como nirá, espetinhos grelhados e shitakes grelhados. E evite grandes quantidades de sushis e alimentos fritos”, orienta Robena.

Wasabi ajuda na digestão

Além de ser uma ótima e indispensável combinação com peixes crus, a raiz forte (wasabi) ajuda no processo digestivo e é altamente bactericida. Ele é rico em potássio, cálcio, magnésio e fósforo, assim como óleos voláteis e, por isso, oferece benefícios à saúde, por apresentarem propriedades antibióticas.

Hipertensos devem evitar shoyu

Os molhos à base de soja (shoyu) contêm altas quantidades de sódio e podem contribuir para o aumento da pressão sanguínea, ácido úrico e retenção de líquido, que incha e inflama. Os hipertensos devem optar pelo molho shoyu light com moderação.

LEIA MAIS:

Salvar

Salvar

Advertisement

Receitas

Legumes recheados são fáceis de fazer e valem por uma refeição.Aprenda a fazer pimentão, tomate, beterraba, abobrinha, berinjela, cebola e chuchu recheados

Receitas

Aprenda a fazer diversas receitas no potinho - doces e salgadas - e aumente sua renda familiar com a venda destas delícias! Confira:

Receitas

O portal Alto Astral fez uma seleção com 9 panetones irresistíveis para experimentar no Natal deste ano! É de dar água na boca!

Receitas

Confira algumas tabelas de medidas que mostram os diferentes tamanhos de fôrmas e a quantidade de fatias resultantes de cada um

Receitas

Quer conferir uma dica prática de culinária? Saiba como descascar e congelar gengibre de uma maneira prática, fácil e rápida!

Receitas

Veja uma dica rápida e prática para cozinhar batata-doce! Você nunca mais vai cozinhar esse carboidrato da mesma forma! Confira o vídeo!

Receitas

Quer aprender uma receita nova, fácil e além de tudo com poucas calorias? Aprenda a preparar a receita de arroz de couve-flor fit!

Receitas

Clique e confira essa receita de sucesso de pimentão recheado com carne moída. É uma opção prática e muito fácil de fazer!