COMPORTAMENTO

Não desista! Descubra como criar o hábito da leitura

Confira algumas dicas para conquistar o costume da leitura e não abandonar seus livros

None
Créditos: Shutterstock

por Baárbara Martinez
Publicado em 17/02/2021 às 13:56
Atualizado às 13:56

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Ler não é uma tarefa fácil. Ainda mais atualmente, com tantas distrações que temos, seja nas redes sociais ou com os streamings de séries e filmes. Tudo parecer tirar a atenção das páginas dos livros. Entretanto, com o tempo, ler pode se tornar uma diversão. 

Confira dicas valiosas para criar um hábito de leitura e não deixar mais os livros de lado:

Contos

Se você tem dificuldade em terminar um livro ou tem medo da quantidade de páginas, comece lendo contos. As obras possuem narrativas curtas que, em geral, envolvem apenas um conflito. Por isso, levam menos tempo e vão fazer você ganhar ritmo e preparação para o estilo. 

Crie uma meta

Crie um cronograma a partir de uma meta de leitura. Como fazer um planejamento? A forma mais simples é definir uma data final para leitura de todo a obra. Levando em conta o número de páginas, faça a conta de quantas páginas você precisa ler por dia ou por semana para cumprir essa meta! 

Leia com mais gente

Participe de clubes do livro! Ler com mais gente pode ser uma ótima forma de estimular esse hábito. Junte os amigos que querem ler os mesmos livros que você e marque um encontro, de preferência online por conta da pandemia, para discutir a obra em questão. Ter com quem discutir a história faz a leitura ficar ainda mais prazerosa e dinâmica.

Aproveite todo momento vago

Usufrua dos momentos vagos para avançar na leitura e fazer o tempo passar mais rápido. Use os períodos de espera, seja antes de uma consulta médica, ou em qualquer outro momento, para se distrair com um livro.

Prefácios irão te ajudar

O prefácio é o texto que antecede a narrativa do livro. Geralmente, são convidados especialistas em literatura (sejam autores, editores, pesquisadores…), ou seja, pessoas que entendem do assunto, que elaboram essas apresentações. Os textos vão ajudar a se preparar para a leitura e mostrar um contexto mais amplo sobre aquela obra.

Organização

Uma rede social interessante para você ver seu catálogo de livros é o Skoob. O site tornou-se um ponto de encontro para leitores e novos escritores, que trocam sugestões de leitura e organizam reuniões.

TAGS