CASA & DECOR

Transforme sua lavanderia em um espaço leve e personalizado!

Mesmo que usada apenas para lavar, passar e secar roupas, a lavanderia merece uma atenção especial. Confira algumas dicas para mantê-la organizada!

None
Foto: Jomar Bragança

por Redação Alto Astral
Publicado em 28/03/2017 às 19:40
Atualizado às 14:46

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Integrada com a cozinha ou não, a lavanderia também é um cômodo que precisa de atenção. Mas antes de ser bonito, o espaço precisa ser funcional e bem planejado para que os itens utilizados com mais frequência sejam de fácil alcance.

Lavanderia personalizada

Lavanderia

Foto: Henry Lopes

A lavanderia das profissionais do MMMundim Arquitetura e Interiores remete a filmes hollywoodianos “em que a máquina de lavar transborda enchendo todo o local com espuma de sabão. Para representar tal cena, toda a parede da circulação que foi revestida em cerâmica foi varrida por iluminação azul e plotada com bolhas de sabão”, afirmam a arquiteta Márcia e a arquiteta e designer de interiores Melina Mundim.

Funcional

As cores e estruturas do cômodo não foram pensadas somente para agregar beleza ao espaço. “A máquina de lavar com abertura frontal e embutida na marcenaria desenhada especialmente para o local proporcionou melhor circulação”, contam. “Outra peça importante é a mesa de passar roupas com rodízios. Esta se encaixa perfeitamente sobre o tanque, podendo ser remanejada por toda a lavanderia”, explicam.

Cor marcante

Lavanderia

Foto: Jomar Bragança

O vermelho é destaque e também responsável por dar vida ao projeto de Ana Paula Baptista, do escritório TG3 Arquitetura. Para planejá-la, a profissional considerou a importância da beleza para um cômodo como este, principalmente para visitantes. “Este ambiente é bastante visível quando a porta de acesso pela cozinha está aberta”, afirma.

Bem projetada

A organização começa no planejamento, parte que foi bem executada por Ana Paula. Para deixar o cômodo funcional, a arquiteta decidiu colocar armários fechados com divisões internas pensadas para cada objeto que seria guardado neles. Para as roupas, duas gavetas grandes internas foram separadas, uma para roupas sujas e a outra para peças a serem lavadas. Já a parte mais estreita foi dedicada ao armazenamento de vassouras e produtos de limpeza.

Planeje para organizar

“Para manter a ordem de um ambiente é importante, no momento de organizar, pensar na rotina dos moradores. Objetos usados constantemente como o ferro de passar roupas foram colocados em suportes e cestos ficando sempre à mão”, aconselha a profissional.

Texto Monique Lima/Colaboradora | Consultoria: Ana Paula Baptista, arquiteta da TG3 Arquitetura; Márcia Mundim, arquiteta e Melina Mundim, arquiteta e designer de interiores da MMMundim Arquitetura e Interiores, de Belo Horizonte (MG) 

LEIA TAMBÉM