CASA & DECOR

Beleza aos seus pés: tapetes são sinônimos de aconchego e elegância!

Tapetes, além de causarem a sensação de conforto no local, são também ótimas opções para dar impacto visual e estilo ao ambiente!

None
Foto: Divulgação

por Redação Alto Astral
Publicado em 18/01/2017 às 18:54
Atualizado às 16:49

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Integrar os ambientes ou separá-los. Dar um ar aconchegante ou causar impacto visual. Tapetes são versáteis e, se utilizados de maneira correta, podem ser uma peça fundamental na hora de decorar a sala. São uma ótima opção para deixara casa ainda mais confortável, e perfeitos para ajudar na composição cromática do ambiente.

tapetes na sala

Foto: Divulgação

Como escolher?

Não há restrições. Com bom gosto, eles combinam com qualquer decoração, mas são itens indispensáveis na decoração da sala. “Os tapetes podem ser usados em todos os ambientes da casa, mas é preciso adaptar tipo de textura, padronagem, espessura, material e etc.”, conta Márcia Bergmann, designer da Avanti Tapetes. Com relação às cores, é preciso combinar o tapete com os outros elementos do ambiente: móveis, paredes e piso. Mas Márcia aponta dois caminhos, ou opções, que podem ajudar na hora de utilizar esses itens na decoração: harmonia e contraste. Na primeira, a ideia é combinar cores da mesma família cromática: as mais naturais, terrosas, cinzas, marrom e areia. A segunda opção trabalha com cores diferentes. E mais intensas, primárias e secundárias como vermelho, violeta, azul e amarelo.

Junto ou separado

Marcia explica que tapetes grandes integram os ambientes, enquanto os pequenos devem ser usados para separar cada espaço. Segundo ela, as duas opções são válidas e devem ser usadas de acordo com o gosto e estilo do dono da casa. “Hoje é comum ver nas casas um grande tapete integrando diversos ambientes”, comenta.

Materiais de tapetes

Se você tem cachorro em casa vai precisar de materiais mais fáceis de limpar e com alta resistência. O nylon é o material ideal, já que seus filamentos contínuos de nylon são perfeitos para pessoas alérgicas. Já se não há restrições, as opções são variadas. Materiais naturais como lã, algodão e sisal, são muito utilizados em tapetes artesanais. Muito bonitos e com design sofisticado, esses tapetes, no entanto, têm pouca resistência ao uso e à limpeza. Outra opção são os tapetes feitos com materiais industriais. Mais resistentes, estes materiais também são bastante versáteis no que diz respeito à aparência.

Consultoria: Márcia Bergmann, designer da Avanti Tapetes

LEIA TAMBÉM