CASA & DECOR

Sofá: aprenda a escolher o modelo ideal para o seu lar!

Sofá: selecionamos os tipos, formatos e estilos do estofado, além dos detalhes que podem fazer a diferença na hora de eleger o móvel perfeito. Saiba mais!

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 28/03/2017 às 19:40
Atualizado às 14:46

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O sofá é, geralmente, a primeira e a mais importante peça que vem à cabeça quando pensamos em uma sala. Por isso, Marcus Ferreira, empresário e designer da Decameron, dá dicas para escolher a peça que melhor proporcionará conforto e funcionalidade para o seu cômodo.

Sofá

Foto: Shutterstock.com

Origem e qualidade

Leve sempre em consideração a origem do produto. Marcus afirma que sofás assinados por designers carregam bastante responsabilidade, pois estes profissionais irão garantir o padrão de qualidade, conforto e durabilidade do móvel.

Conforto é primordial

O sofá escolhido para sala de tevê e home theater deve ser feito com espuma mole. Estes modelos são mais aconchegantes e indicados para longas sessões de filmes, séries ou para assistir o seu programa favorito.

Sobre a cor

Se você tem crianças ou animais de estimação em casa, opte por modelos com cores escuras. As sujeiras dos filhos ou dos pets serão melhor disfarçadas dessa forma.

Tendências

Marcus afirma que tons de bege nunca saem de moda, portanto, a escolha dessa cor é atemporal. Mas caso o desejo seja seguir tendências, tonalidades de cinza e azul são fortes opções.

Combine!

Geralmente, as salas têm medidas para receber dois sofás. Neste caso, o profissional alega que é possível combinar duas peças de tonalidades diferentes, como, por exemplo, um sofá azul-escuro e outro azul-claro.

Pense no espaço

É ideal que o sofá tenha pelo menos 70cm livres para circulação em sua volta. Se o cômodo não suportar a recepção de duas peças, opte por uma de dois lugares e complemente com pufes. Dá até para utilizá-los como mesa de centro!

Sofá como divisor

Se a sua residência inclui sala e cozinha integradas, uma boa opção é separar os espaços com um sofá.

Grandes espaços

O empresário e designer também afirma que os modelos de sofás em “L” são perfeitos para ambientes amplos, pois a circulação do espaço não será prejudicada.

Verifique bem

Para Marcus, é essencial que, antes da compra, o material que reveste o móvel seja averiguado. Desta forma, é possível garantir conforto e satisfação de quem adquiriu.

Texto: Monique Lima/Colaboradora | Consultoria: Marcus Ferreira, empresário e designer da Decameron Design, de São Paulo (SP)

LEIA TAMBÉM