CASA & DECOR

Como fazer uma horta em casa

Aprenda a montar sua horta caseira e garanta hortaliças fresquinhas todos os dias! Além de saudável, mexer com a terra pode ser uma terapia para você

None
A família inteira vai querer saborear verduras e temperos fresquinhos! | Foto: iStock

por Lirian Coelho
Publicado em 24/03/2017 às 13:41
Atualizado às 14:52

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Aprenda a criar sua própria horta caseira e garanta hortaliças fresquinhas todos os dias!

horta caseira com repartições separando alface, rúcula agrião...

A família inteira vai querer saborear as verduras e os temperos frescos! | Foto: iStock

Emoji erva emoji emoticon erva emoticonEm casa e no apartamento

O cultivo de uma horta caseira pode ser feito em um jardim ou em vasos, caso não tenha espaço. O ideal é que os vasos sejam colocados em um local com meia-sombra e que nunca fiquem totalmente expostos ao sol nos horários mais quentes. “Além disso, é importante checar qual a área de cultivo disponível e procurar hortaliças que se adaptam ao espaço reservado”, acrescenta Giulliano Chinchio, consultor de ferramentas para jardinagem, agricultura e construção civil.

Emoji erva emoji emoticon erva emoticonPlantas indicadas

Os tipos de hortaliças mais comuns são agrião, couve, alface, abobrinha, chicória, rúcula, cenoura, tomate e mandioca. “Em vasos, pode-se cultivar plantas aromáticas como cebolinha, salsinha, hortelã, pimenta e manjericão”, sugere o especialista.

Emoji erva emoji emoticon erva emoticonInimigos dos vasos

As maiores ameaças às hortas são insetos, plantas daninhas e doenças. “Os insetos devem ser controlados apenas quando estão prejudicando a planta ou quando representam risco às pessoas ou animais, como aranhas e escorpiões”, justifica. Por outro lado, as plantas indesejadas roubam nutrientes e fazem sombra, prejudicando as hortaliças. Portanto, devem ser arrancadas manualmente.

Atenção:quando a horta caseira adoece, é sinal de que não está sendo bem-cuidada. “A maioria das doenças é causada por fungos, que são favorecidos por alta umidade e calor. Por isso, evite regar demais e faltar sol”, orienta o especialista.

Emoji erva emoji emoticon erva emoticonAdubo caseiro

Faça um buraco na terra e jogue restos de folhas, cascas de frutas e ovos, etc. Tampe com terra e jogue água duas vezes por semana.

Para verificar se o adubo está pronto para ser usado, insira uma chapa estreita de metal até o fundo e deixe por cerca de 10 minutos. Se ao retirar, o metal ele estiver frio, o adubo pode ser usado na horta.

Instrumentos para o cultivo

  • Pá: para retirar e colocar adubos e outros materiais.
  • Transplantador: utilizado para retirar a terra e acomodar a planta corretamente no vaso. É importante que venha com marcas de profundidade, já que cada planta tem um ritmo diferente de crescimento da raiz. A profundidade de plantio costuma ser especificada na embalagem da semente.
  • Tesoura: de diversos materiais e características que se adaptam a cada tipo de planta, é utilizada na poda.

Consultoria: Giulliano Chinchio, consultor de ferramentas para jardinagem, agricultura e construção civil

LEIA TAMBÉM