Dourado: saiba como usar a cor tendência na decoração

O tom elegante pode destacar os objetos em meio à designs minimalistas

Use e abuse do dourado no decor
Use e abuse do dourado no decor - Shutterstock

por Beatryz Gaia
Publicado em 02/12/2021 às 09:00
Atualizado às 09:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Não é novidade para ninguém que o dourado sempre é destaque no mundo da moda, principalmente nos acessórios. Além do closet, o tom brilhante tem invadido as casas e está com tudo na decoração. O dourado transmite sofisticação, nobreza e elegância e tem o poder de destacar os objetos em meio à designs minimalistas.

Todas as peças com a cor do ouro remetem direta ou indiretamente a esse metal precioso. Em relação ao seu significado, ele está profundamente relacionado a tudo aquilo que indica riqueza material, poder, prosperidade e vitórias. 

Além disso, não se engane pensando que a cor é ligada apenas a conceitos materiais. O dourado também envolve ideais elevados, sabedoria, compreensão e iluminação espiritual.

Dessa forma, por conta do isolamento social causado pela pandemia da covid-19, transformar os ambientes em espaços confortáveis e visualmente mais agradáveis agora é uma prioridade para os apaixonados por casa e decoração.

De acordo com Érico Miguel, técnico Ideia Glass, marca especialista em kits de ferragens para box de banho e portas divisórias de ambientes, a busca por essas sensações continuarão sendo tendência no design de interiores para 2022, e o dourado vem como um dos protagonistas! Saiba como investir na cor em sua casa:

O que o dourado transmite para a casa?

Segundo Érico, a tonalidade simboliza elegância, poder, glamour e traz um toque moderno para qualquer ambiente em que for utilizada. Por ser uma cor quente, agrega na iluminação e não oferece o risco de as pessoas enjoarem do tom. Ou seja: o dourado pode compor a decoração por muito tempo e se tornar atemporal no décor.

Como usá-lo sem exageros?

Lembre-se: comece considerando pequenos detalhes de todos os cômodos para não correr o risco de deixar os ambientes com um visual muito pesado. "Na pandemia uma das tendências que mais cresceu foi a construção de locais com um visual bem minimalista e clean, sempre priorizando o jogo de cores claras em predominância e os detalhes em cores vibrantes", explica Érico.

O profissional esclarece que você pode optar por trazer o dourado para papéis de parede com traços nessa cor, espelhos, molduras, enfeites, vasos, luminárias e até mesmo para a torneira e ferragens do box de banho. Confira algumas ideias:

Torneira

Shutterstock

Box e espelho

Shutterstock

Cozinha

Fonte: Érico Miguel, técnico da Ideia Glass, marca especialista em kits de ferragens para box de banho e portas divisórias de ambientes.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.