CASA & DECOR

Decoração sustentável com caixote, madeira de demolição e piso laminado

Ideias de produtos de decoração sustentável feitos com madeira de reflorestamento, que dão durabilidade e resistência aos móveis, sem ter um custo tão caro.

None
Fotos: Gian Biancuzzi/Divulgação

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/11/2016 às 19:24
Atualizado às 16:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Estão em alta os produtos de decoração sustentável feitos com madeira de reflorestamento, de demolição e com pisos laminados, que dão durabilidade e resistência aos móveis. Além disso, diferentemente da madeira comum, esses materiais são ecológicos e apresentam um preço mais acessível.

Sala de leitura com decoração sustentável com um móvel feito de caixotes de madeira de reflorestamento

Fotos: Gian Biancuzzi/Divulgação

Decoração sustentável com caixotes

Para criar ambientes vivos e alegres, a decoradora e designer Sarita Ávila, de Ribeirão Preto (SP), desenvolveu móveis inspirados em caixotes de feira. “Não uso caixas de frutas, pois são fracas. Uso madeira pinus de reflorestamento, que é mais reforçada”, conta. Entre suas criações estão mesas de centro, criados-mudos e até uma estante.

Sala com decoração sustentável com parede revestida em madeira de demolição

Fotos: Gian Biancuzzi/Divulgação

Madeira de demolição em decoração sustentável

Muitas casas antigas – principalmente no sul do país – são feitas de madeira. Quando são demolidas, esse material é reaproveitado na criação de móveis ou vendido para marcenarias. O destino das tábuas pode ser a composição de painéis para paredes, como ocorre na sala assinada pela arquiteta Leila Dionizios, do Rio de Janeiro. “O painel de madeira de demolição foi escolhido cuidadosamente a fim de aquecer o ambiente, já que o piso da sala é frio”, completa a profissional.

Quarto com decoração sustentável com piso laminado e composição de cores neutras

Fotos: Gian Biancuzzi/Divulgação

Decoração sustentável com piso laminado

Pisos e carpete de madeira também possuem um substituto ecológico: os pisos laminados. Seu revestimento é feito com laminado melamínico, um material artificial que foi popularizado pelo nome de um dos seus fabricantes. No quarto assinado pela decoradora Claudia Brassaroto, do Rio de Janeiro (RJ), foram utilizados esse tipo de piso, que deixou o ambiente mais aconchegante!

LEIA MAIS