CASA & DECOR

Decoração sustentável: ambiente ecologicamente correto e sofisticado!

Saiba como ter um espaço ecologicamente correto e com uma decoração sustentável utilizando materiais baratos e cheios de estilo e personalidade!

None
Foto: Gustavo Xavier

por Redação Alto Astral
Publicado em 13/02/2017 às 20:01
Atualizado às 16:32

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quem disse que, para ter uma decoração sustentável, o cômodo precisa ter garrafa PET, pallet ou pneu exposto? Neste projeto de 20m², elaborado pela arquiteta Vanessa Figueiredo, é possível ter uma visão totalmente diferente da decoração ecológica e entender que é, sim, possível aliar a preocupação com o meio ambiente a um espaço aconchegante e estiloso.

sala com decoração sustentável

Foto: Gustavo Xavier

Fazem a diferença

O telhado, os tecidos dos móveis — que são à base de PET e fibra de bambu — e as plantas compõem o arsenal de ideias sustentáveis da profissional para criar esta sala. “O telhado verde foi uma solução adotada para contribuir com o conforto térmico e acústico do local. A utilização de plantas nativas também é uma opção interessante, pois trazem leveza ao ambiente”, explica.

Horta na estante!

Feita com madeira ecológica, a estante possui uma horta biodinâmica, ou seja, uma estrutura que integra o cultivo de plantas com a produção de húmus e biofertilizante. É uma maneira de produzir alimentos e reduzir o descarte de resíduos orgânicos dentro de casa. A irrigação pode ser feita manualmente, uma vez ao dia.

sala com decoração sustentável

Foto: Gustavo Xavier

Iluminação na decoração sustentável

Já pensou em usar lâmpadas de LED? Essa tecnologia é superior à iluminação convencional e pode gerar uma economia de 50% a 80% na energia. “Além disso, seu raio luminoso é livre de UV e de calor”, afirma a arquiteta. E não se esqueça de abusar da iluminação natural do ambiente!

Texto: Juliana Borges e Yara Lombardi/Colaboradora 

LEIA TAMBÉM