Decoração ecológica: descartados se transformaram em móveis incríveis!

A decoração ecológica, além de ser cheia de charme, é econômica e se encaixa bem em qualquer cômodo. Saiba como economizar e renovar sua decoração!

None
Foto: Divulgação

por Redação Alto Astral
Publicado em 13/02/2017 às 20:00
Atualizado às 16:32

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Cama prática

Os pallets viraram a base da cama neste projeto do escritório Rocha Andrade Arquitetura para a Casa Cor Kids. “Assim evita-se que os objetos sejam descartados, sujando as ruas da cidade”, defende a arquiteta Cristina Rocha. Para esse projeto, o pallet não precisou de tratamento e foi utilizado de forma rústica. O uso da madeira aparente ainda ficou de acordo com a proposta do quarto, cujo tema era safári. Foram necessários quatro pallets para montar a estrutura da cama, que recebeu um futon revestido de sarja.

Cama feita de pallets

Foto: Divulgação

A vez dos pallets

O armazenamento e o transporte de determinadas mercadorias exigem a presença de pallets, que são estruturas feitas com madeira do tipo pinus. Versáteis e resistentes, os pallets podem ser transformados em diversos móveis. E tudo isso sem que você precise gastar muito, já que o objeto costuma ser jogado fora por supermercados e indústrias.

Mesa de centro feita de pallet

Foto: Divulgação

Centro das atenções

Foi ao ver uma mesinha de centro em uma loja de móveis caros que a artesã e blogueira Margaret Santos Silva teve uma grande ideia: por que não reproduzi-la usando pallets? Para isso, Margaret lixou o objeto e passou massa de madeira para uniformizar. Na sequência, foram necessárias uma demão de base acrílica para madeira na cor branca e duas demãos de tinta-esmalte amarela à base de água. A nova mesinha de centro ainda recebeu pezinhos e um tampo de vidro.

Painel de TV

Foram necessários apenas dois pallets para que a arquiteta Mariane Marino, conquistasse o painel de TV que havia idealizado. Mariane comprou cada peça por R$18, sendo que ela própria lixou e envernizou seu novo móvel. “A proposta foi utilizar algo barato e descolado, considerando que é um apartamento alugado”, conta. Resistente, o painel de pallets também é utilizado como mural de fotos. Ele ainda recebeu nicho para CDs e ganchinhos, que Mariane usa para pendurar objetos pessoais.

Pallets servem como painel de fotos e televisãoFoto: Divulgação

Marcenaria sustentável

Por se tratar de um material resistente, os pallets podem ser transformados em suportes de televisão, prateleiras, cabeceiras de cama, mesas, entre outros móveis. E tudo isso, claro, a baixíssimo custo.

Cabeceira sustentável

Vem de Recife (PE) esta ideia de montar uma cabeceira com pallets. O autor – o arquiteto Cícero Souza – utilizou três unidades, que foram lixadas e pintadas com tinta a óleo fosca na cor branca.

Quarto com cabeceira feita de pallet

Foto: Divulgação

Torcida animada

Trocar o tradicional sofá por uma arquibancada feita de pallets pode ser uma boa ideia tanto para ambientes residenciais quanto corporativos. Neste projeto da arquiteta Simone Tasca, de São Caetano do Sul (SP), o home theater ganhou uma arquibancada feita com 12 pallets empilhados. “Os pallets oferecem estrutura aos futons, de forma que possam ser dispostos de outras maneiras ou desmontados se necessário”, completa Simone.

Arquibancada feita de pallets

Foto: Divulgação

Caixotes descolados

Para criar ambientes vivos e alegres, a decoradora e designer Sarita Ávila, desenvolveu móveis inspirados em caixotes de feira. “Não uso caixas de frutas, pois são fracas. Uso madeira pinus de reflorestamento, que é mais reforçada”, conta. Entre suas criações estão mesas de centro, criados-mudos e até uma estante.

Caixotes usados de maneira bonita na decoração

Foto: Divulgação

Criativo

Móveis de caixote podem receber portas, garantindo mais privacidade ao usuário.

Quarto com criado mudo feito de caixote

Foto: Divulgação

LEIA TAMBÉM

  • Criatividade na decoração: reforme móveis gastando pouco
  • Cada signo, um estilo! Veja a decoração ideal para a sua personalidade
  • Tintas: aprenda a combinar as cores e crie efeitos incríveis na decoração

Texto: Redação Alto Astral | Fotos: João Ribeiro, Adriano Bogalhão, Alexandre Dotta, Gian Biancuzzi e Elvio Luiz/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.