Toxina botulínica: respondemos suas dúvidas sobre a técnica

Popularmente conhecida como "botox", a toxina botulínica promete rejuvenescer a pele. Mas será que dói? Dura para sempre? A gente te conta tudo!

A aplicação é feita com injeções
A aplicação é feita com injeções - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 11/05/2022 às 15:00
Atualizado às 15:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quem nunca ouviu falar sobre o famoso e milagroso botox? Queridinho de longa data das celebridades, o procedimento é feito através da aplicação de uma substância chamada toxina botulínica. Mas você sabia que além de suavizar linhas de expressão, a técnica também ajuda na dor de cabeça, suor excessivo e até mesmo em casos de bruxismo

Com tantos benefícios, a procura pelo método é alta e quanto mais pessoas interessadas, mais dúvidas a respeito! Pensando nisso, reunimos as principais perguntas sobre o botox para te deixar por dentro da técnica e descobrir se é a melhor opção para você. Confira!

A aplicação dói? 

A boa notícia é que não! Apesar de ser feita com agulhas, elas são finas e a picada é rápida, tornando o processo praticamente indolor. Porém, vale pensar em pomadas anestésicas ou gelo para quem tem muito medo de agulha e tende a se incomodar mais.

O resultado dura para sempre?

Não dura. Embora o botox seja bastante eficaz em regiões como testa, espaço entre as sobrancelhas e nos "pés de galinha" (rugas), a manutenção deve ser feita a cada 4 meses. Caso não haja uma nova aplicação, as linhas voltarão a aparecer. 

Posso ficar sem expressão facial após o procedimento?

Infelizmente, sim! Mas isso só acontece se o método for feito por um profissional sem capacitação, viu? Nesses casos, a toxina botulínica deixa um aspecto artificial e "engessado" na face. Ou seja, para fugir desse efeito indesejado, a melhor maneira é buscar clínicas qualificadas! 

O botox pode ser realizado antes dos 30 anos?

Pode! Além de rejuvenescer a aparência da pele com rugas, o procedimento também serve para prevenir as linhas. Logo, não é preciso esperar o surgimento delas para fazer. A aplicação pode ser feita a partir de 18 anos e deve ter expectativas e resultados sempre alinhados entre profissional e paciente. 

Fonte: Rafael Mansilla, diretor executivo da Botocenter.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.