Skincare de verão: 5 passos para mudar na rotina de cuidados

A pele pode sofrer impactos com as altas temperaturas e pedir por um skincare mais adaptado à estação

O skincare de verão consiste em uma rotina mais leve e com proteção solar reforçada
O skincare de verão consiste em uma rotina mais leve e com proteção solar reforçada - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 07/12/2021 às 09:00
Atualizado às 09:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Calor, sol, dias quentes... Sim, é o verão! Estamos há poucos dias da chegada da estação, mas já começamos a sentir seus efeitos. Com isso, reforçamos a hidratação bebendo mais água, optamos por roupas mais frescas e tomamos banhos mais amenos, por exemplo. Mas e os cuidados com a pele? O que muda? 

Segundo a dermatologista Andréa Bauer Bannach, da Profuse, a pele seca não sofre grandes impactos nesta época, porque a oleosidade aumenta pouco, ou seja, ela pode continuar com a sua rotina habitual. Já as peles oleosas requerem cuidados intensificados e algumas mudanças. 

Por isso, se você deseja manter a saúde da cútis em dia para curtir o sol, é melhor de ficar de olho nas nossas sugestões. Abaixo, separamos 5 dicas para adaptar a rotina de cuidados durante a estação mais quente do ano. Espia só esse skincare de verão: 

Dê adeus às texturas pesadas

Produtos com texturas mais leves devem ser sua escolha pros dias quentes (Foto: Shutterstock)

Tenha em mente que nenhum passo deve ser feito com produtos pesados, principalmente se sua pele é mista ou oleosa. Isso porque as versões mais cremosas e grudentas não dão match com os dias quentes, causando a sensação de maior oleosidade e peso na pele — principalmente quando são muitas camadas de produto.

"Os  produtos oil free ou oil control são ideais para pele oleosas, pois contêm substâncias que inibem a secreção das glândulas sebáceas ou que absorvem a oleosidade na superfície da pele", indica a dermatologista. 

Como resolver? É hora de amar mais do que nunca as versões em gel de hidratantes, os séruns de tratamento e as mousses de limpezas (sim, 100% espuminha!). 

2 - Cuidado com o excesso

Segundo os especialistas, o correto é lavar o rosto apenas duas vezes ao dia! (Foto: Shutterstock)

O calor faz com que suemos mais, mas isso não deve resultar em mais lavagens no rosto, viu? Andrea recomenda que a pele seja limpa duas vezes por dia, visto que uma maior frequência pode causar efeito rebote, ou seja, mais oleosidade ainda, além de desequilibrar a proteção natural da pele. Cuidado, hein! 

Conselho: faça o seu skincare ao acordar e antes de dormir, assim, você prepara a sua pele para o dia e a deixa purificada de noite. Para controlar o brilho nesse intervalo, recorra aos lencinhos removedores de oleosidade que não estragam a make ou até mesmo às brumas refrescantes. 

3 - Olá, máscaras geladinhas! 

Além de refrescar, as máscaras geladas também tratam a região (Foto: Shutterstock)

Você passou calor o dia todo, suou e agora vai finalmente se jogar no skincare. Existe algo melhor do que refrescar a pele nesse momento? Aposte nos produtos geladinhos, como máscaras, água termal, rolinhos de Jade ou Quartzo Rosa e por aí vai! Apesar de muitas possibilidades, saiba que as máscaras para as regiões dos olhos são uma grande aposta para a estação, viu? Além de geladinhas, elas têm propriedades específicas para as bolsas da área. Invista! 

Truque: antes de usar o produto, deixe-o na geladeira por alguns minutos. O resultado será uma aplicação ainda mais refrescante! Ah, lembre-se de perguntar pro seu dermatologista quais dermocosméticos podem ser refrigerados, ok?

4 - Reforce a proteção solar

O protetor solar é seu grande aliado contra o câncer de pele, sabia? (Foto: Shutterstock)

Usar protetor solar é obrigatório para todos os dias do ano, incluindo o inverno e até mesmo quando nem saímos de casa! No verão, portanto, esse hábito deve ser ainda mais forte e reforçado, principalmente durante as férias, quando abusamos dos raios solares em praias e piscinas. "Nos dias quentes, lembre-se da regra que vale para todos: evitar a exposição solar exagerada, principalmente entre 10h e 16h, quando a incidência dos raios solares é mais intensa", adverte a especialista. Escolha versões para o seu tipo de pele e atente-se ao FPS (fator de proteção solar), ok? 

Mais um truque: protetores solares com cor podem substiuir o uso de bases e corretivos, garantindo uma make mais levinha! 

5 - Sim, você precisa de hidratação!

Hidratante em versões mais leves serão seus melhores amigos no calor, viu? (Foto: Shutterstock)

Com a pele mais oleosa do que de costume, podemos pensar que a hidratação não é mais tão necessária assim - o que pode piorar ainda mais o cenário. Mas isso é mito, viu? Assim como nosso corpo pede ainda mais água no calor, a pele também precisa de reposição, ou seja, que toda a água perdida volte para ela. Por isso, mantenha a hidratação como um passo obrigatório do seu skincare independentemente das estações. 

Atenção: lembra do que falamos sobre dar adeus aos produtinhos pesados? Aposte em hidratantes refrescantes que não deixem a pele ficar pesada ou melecada, mas que cumpram bem a função de hidratar. 

Seja no verão ou no inverno, não esqueça de marcar seu horário no dermatologista, hein?! Afinal, somente um especialista saberá dizer o que é melhor para a saúde da sua pele, alertar sobre produtos que podem causar alergias e dar instruções sobre montar uma rotina funcional e personalizada! 

Fonte: Andréa Bauer Bannach, dermatologista da Profuse.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.