Poncho: como aderir à peça que tomou conta das passarelas no inverno

Superversátil e fácil de combinar, o poncho se tornou um item indispensável no guarda-roupas. Saiba como combinar a peça com shorts, vestidos e calças!

None
O poncho é ótimo para manter o corpo bem aquecido! | Foto: Freepik

por Redação Alto Astral
Publicado em 21/08/2017 às 08:00
Atualizado às 08:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Vira e mexe, o poncho volta a aparecer nas passarelas como tendência para o outono/inverno, e neste ano não foi diferente. A peça é tradicional dos países da América do Sul, como Chile, Bolívia e Peru. Aqui no Brasil, o destaque da peça vai para o Estado do Rio Grande do Sul, onde o frio é bem mais intenso do que em outros lugares. Maria Inês Borges da Silveira, consultora de Comportamento Profissional e de Etiqueta Social e professora do ISAE − Escola de Negócios, dá dicas para usar a peça nesse friozinho sem errar!

O que é o poncho?

O poncho é perfeito para quem gosta de variar entre casacos e jaquetas, pois é uma peça muito prática, confortável e fácil de usar. Geralmente, a peça tem as medidas de 3,5 x 2,5 metros e seu corte lembra o de uma capa. O modelo original possui aberturas somente para a cabeça e os braços, mas é possível encontrar versões “repaginadas” da peça com aberturas na frente, como um casaco. Ele também pode ser feito de vários materiais, como lã, tricô, veludo ou camurça.

Item versátil

O poncho pode ser usado tanto por homens quanto por mulheres e, por ser uma peça de sobreposição, ajuda a manter o corpo aquecido sem dificuldade. Uma boa dica para o dia a dia é usar um modelo simples com calças mais justas ou saias retas. Já as peças mais sofisticadas, como as de caxemira ou lã podem ser usadas em festas e solenidades.

Cuidado com o volume!

Como geralmente a peça é feita de materiais mais grossos, ela acaba ganhando volume. Por isso, tome muito cuidado para não errar na mão e pesar o visual. “Por ser volumoso e marcante, o poncho deve ser usado, preferencialmente, com roupas retas e ajustadas ao corpo”, finaliza a consultora.

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.