Android eficiente: dicas para otimizar o uso do seu smartphone e tablet

Bateria e processamento de dados são importantes nos smartphones e tablets. Confira algumas dicas e aproveite seu dispositivo Android com mais eficiência!

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/03/2017 às 11:53
Atualizado às 15:07

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Uma das reclamações mais comuns entre os usuários de smartphones e tablets hoje em dia é, em geral, a utilização e duração da bateria desses aparelhos. É comum que, com a grande quantidade de recursos (aplicativos, ferramentas e outras facilidades), os dispositivos passem a aguentar menos tempo ligados ou com bateria em seu nível máximo. 

Pensando em utilizar melhor seu aparelho Android, seja ele um smartphone ou tablet, reunimos algumas dicas simples para você economizar a bateria e utilizá-los por mais tempo. Confira abaixo:

mulher carregando celular smarpthone android

Foto: Shutterstock.com

Encerre serviços que não está usando

A utilização de muitos aplicativos pode prejudicar a vida útil da bateria do seu aparelho. Muitas vezes, na pressa, o usuário não encerra corretamente cada app que utilizou. Na tela inicial de seu aparelho, pressione o botão “Home” por um momento ou o botão virtual de dois quadrados (na parte inferior da tela) até que uma lista apareça. Depois, toque e deslize para o lado de cada item para encerrá-los.

Essa dica vale também para as conexões de rede como Wifi, Bluetooth e GPS, por exemplo – elas consomem, muito, a bateria. Na tela principal, role o dedo de cima para baixo e toque em cada quadrado na parte superior (barra multitarefas de acesso rápido) para ativar e ou desativar essas e outras conexões.

Ligue o bloqueio de tela

Deixar a tela de seu aparelho ligada por muito tempo consome bateria. Para resolver esse problema, o bloqueio escurece a tela do smartphone ou tablet e o coloca em um modo de descanso, que economiza a energia. Acesse as configurações de seu dispositivo móvel, toque em “Meu dispositivo” > “Tela de Bloqueio” ou “Modo de Espera” > “Bloquear automaticamente”. Depois, é só escolher o tempo em que o bloqueio de tela será ativado.

Sempre atualize seu Android

Manter seu aparelho atualizado também pode otimizar o funcionamento dele e a duração da bateria. A Google está sempre realizando melhorias e atualizando a plataforma para não ficar para trás de seus concorrentes. A atualização irá aperfeiçoar o sistema, corrigir possíveis erros e melhorar a estabilidade do aparelho. Entre em “Configurações”, escolha a opção “Sobre o dispositivo”, depois “Atualização do Software” e, por fim, “Atualizar”.

Reduza o número de Widgets

Ter um número alto de widgets pode afetar a velocidade do seu dispositivo. Para isso, escolha o widget a ser apagado, pressione o dedo alguns segundos sobre ele e arraste-o até a lixeira na parte superior da tela.

LEIA TAMBÉM

Edição: Jéssica Pirazza/Colabroadora

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.