Android: faça e edite vídeos em seu smartphone e tablet

Confira nossos passo a passo e aproveite os diversos recursos de edição presentes no Android! Grave, edite e exporte filmagens direto de seu aparelho!

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 13/03/2017 às 12:03
Atualizado às 15:07

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Hoje em dia, todo mundo gosta de fazer filmes e guardar momentos. Criar bons vídeos pode ser fácil usando seu aparelho Android, e você nem precisa gastar com equipamentos caros. É possível realizar boas filmagens sem gastar um centavo, mesmo sem ser um grande especialista em direção de filmes. Quer saber como? Acompanhe:

maos segurando celular smartphone android gravando vídeo praia

Foto: Shutterstock.com

Tudo no aparelho

No Android é possível fazer a edição de gravações sem a necessidade de baixar apps especiais para fazer cortes, juntar cenas ou acrescentar efeitos e música. É um ótimo começo para os iniciantes no mundo das edições de vídeo, então não tenha medo de experimentar se for o seu caso. Siga nossas dicas abaixo para obter melhores resultados na próxima vez que quiser criar um filme.

1. Escolha a alta definição

Para obter a melhor qualidade de imagem da câmera, escolha o maior número de pixels possível. Se quiser criar algo com tamanho menor e mais fácil de fazer upload para a internet, vá em “Configurações” (ícone de roda dentada) e ajuste a resolução para uma qualidade inferior.

2. Prepare a cena

Prepare sua câmera para a cena ajustando as configurações de acordo com o ambiente externo (seja dia ou noite) tocando em “Valor de Exposição” e “Controle de branco”. Ajuste a barra deslizante da exposição até que a cena pareça mais natural. Se preferir algo mais artístico, selecione “Efeitos”.

3. Corte

Depois de ter todas as cenas salvas em seu dispositivo, você pode começar o processo de edição. No próprio app “Galeria” é possível cortar as cenas para se adequarem ao corte final. Toque no ícone de três barras e selecione “Cortar”. Basta tocar e mover o cursor de cada lado da linha do tempo para se concentrar em uma parte especial da filmagem. Depois, salve tocando em “Concluído”.

4. Comece a edição

Abra o app “Editor de vídeo”, que é nativo nas versões mais recentes do sistema Android. Vá em “Novo” e selecione um tema para o vídeo, como Festa, Viagem ou Conferência, que serve como imagem de abertura. Toque em “Adicionar mídia” para inserir trechos de vídeo gravados anteriormente ou gravar um vídeo no momento. Toque em “Concluído’ ao escolher a ordem de imagens.
É possível, também, adicionar imagens e músicas. Na linha do tempo, selecione “Adicionar mídia” > “Imagens” e busque entre as fotos mais adequadas para a sua gravação. Você também pode fazer uma foto na hora selecionando “Tirar foto”. Para inserir uma faixa musical, vá em “Áudio” e faça uma busca entre as músicas armazenadas no dispositivo. No final, toque  em “Concluído”.

5. Efeitos sonoros

Entre na aba “Efeitos sonoros” para adicionar sons e barulhos como buzina de automóvel, partida de carro, abertura de porta, toque de violão ou guitarra, etc. Na aba “Gravar”, é possível inserir sons do ambiente em que você está no momento ou adicionar sua própria narração. Por fim, toque em “Som” e use as barras deslizantes para ajustar o volume total do vídeo, dos efeitos ou da narração de fundo.

6. Transições, efeitos  e textos

Entre as cenas que estão na linha do tempo, há um pequeno quadrado que indica o tipo de transição selecionada. Toque nele e escolha entre as opções disponíveis. À esquerda, há a opção “Efeito de vídeo”. Você pode optar por efeitos como desfoque, sépia, nitidez, desenho, etc. Na aba “Texto”, toque em um dos modelos existentes para adicionar pequenos textos à sua gravação.

7. Exporte e salve em seu Android

Se estiver contente com a edição, crie o arquivo de vídeo. Toque no ícone de três barras no canto superior direito e vá em “Salvar”. Insira um nome para o projeto e dê OK. Para salvar o vídeo no formato .MP4, toque em “Exportar”, selecione a resolução desejada, dê um nome e aguarde a conversão. É possível fazer upload da mídia para outros serviços como Instagram, Facebook e YouTube, basta clicar em “Compartilhar para”.

LEIA TAMBÉM

Edição: Jéssica Pirazza/Colaboradora

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.