Como o nosso corpo sente os efeitos desgastantes sobre a nossa mente

Psicóloga Susanne Babbel explica que dores físicas podem estar relacionadas a problemas da mente e ainda relaciona a dor no corpo com aspectos psicológicos

- Foto: Shutterstock

Mente sã, corpo são. O velho ditado parece às vezes um clichê utilizado todos os dias para que façamos alguma atividade física. No entanto, a frase ainda carrega um significado importante: quando nosso lado emocional não está equilibrado, o lado físico pode sucumbir sem que notemos. E, mais uma vez, a ciência mostra as provas dessa relação.

cérebro azul

Foto: Shutterstock

A psicóloga norte-americana Susanne Babbel, especializada em trauma e depressão, publicou um artigo na revista Psychology Today chamado The Connections Between Emotional Stress, Trauma and Physical Pain (As conexões entre estresse emocional, trauma e dor física, em tradução livre). A pesquisa revela que as dores crônicas também têm origem no desgaste psicológico e em problemas emocionais, não somente em lesões físicas.

O corpo sente

Susanne Babbel aponta que a ciência já descobriu as relações entre o estresse emocional, os problemas de estômago e as dores de cabeça. Entretanto, a maioria das pessoas, segundo ela, ainda desconhecem a relação entre desgaste emocional e dores crônicas. “Uma razão lógica para isso: estudos descobriram que, quanto mais ansioso e estressado pessoas são, mais tenso e aperados seus músculos ficam ao longo do tempo, fazendo com que eles se tornem cansados e ineficientes”, escreve no artigo. “Alguns anos atrás, dizia-se que mente e corpo eram coisas separadas. Afirmava-se existir uma ligação e se falava na conexão mente-corpo”, explica o médico neurologista Martin Portner. “No entanto, anos de pesquisa mostram que mente e corpo se comportam como uma unidade única quando estamos falando de emoções. As respostas emocionais, antigamente alocadas ao cérebro emocional, são, na verdade, estruturadas na unidade mente-corpo”, ressalta o especialista.

A origem da dor

Para Susanne Babbel, a região do corpo em que a pessoa sente a dor crônica pode indicar a origem de seu problema emocional. Veja alguns exemplos:

Cabeça: Dores de cabeça ou enxaqueca podem ser causada pelo estresse do dia-a-dia. Se alguém tem dores crônicas, precisam ter algum tempo para si próprios diariamente, e não de vez em quando. Aliviar o organismo do estresse pode ajudar a combater qualquer dor de cabeça.

Pescoço: Dor no pescoço significa a necessidade de perdoar, seja outra pessoa ou você mesmo. Especialistas acreditam que a culpa fica “armazenada” nessa região quando não nos livramos dela.

Parte superior das costas: Se a dor se acumula nesta parte do seu corpo, é um indício de que você não está recebendo apoio emocional suficiente. Talvez falte um pouco de apreciação por parte dos outros ou seja necessário conversar sobre o relacionamento.

Parte inferior das costas: Dores na região lombar indicam problemas financeiros. É importante administrar melhor as finanças ou rever gastos.

Quadris: O medo da mudança, ou seja, de mudar de direção pode afetar diretamente essa região do seu corpo. Afinal, os quadris têm papel fundamental na direção para onde nos movemos. Se você está com alguma dúvida, tente resolvê-la rapidamente.

LEIA MAIS:

Texto: Redação Alto Astral

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência