Ficar presa ao passado ou preocupada com o futuro causa ansiedade

“Excesso de futuro”: com uma mente inquieta, a ansiedade prejudica as atividades do cotidiano – mais do que até um ansioso pode imaginar!

- FOTO: Shutterstock.com

“Oi, preciso falar com você”, diz sua amiga, com uma cara um tanto séria. A maioria das pessoas ficaria curiosa em saber o que ela quer falar – e só isso. Porém, para uma pessoa com ansiedade, já é o suficiente para inundar a mente com uma série de pensamentos do tipo: “Será que eu tenho bafo?”, “Meu namorado está me traindo?”, “Eu disse besteira demais na festa ontem?” ou até mesmo “Quem morreu?”.

Ficar presa ao passado ou preocupada com o futuro causa ansiedade

FOTO: Shutterstock.com

“Ansiedade é o excesso de futuro”, resume Marcelo Santiago, coach de alta performance e palestrante motivacional. Marcelo lembra de um estudo feito pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo que constatou que 95% do sofrimento humano é causado pelo pensamento e pela imaginação.

“As pessoas ficam presas ao passado e não conseguem se desligar do ‘problema’ ou de um fato que já aconteceu ou então estão preocupadas demais com o futuro (‘pré-ocupar’ significa ocupar-se antes). Às vezes, aquele filmezinho só acontece na mente e nem chega de fato a acontecer. Isso acaba gerando medo, estresse e ansiedade”, explica o coach.

(Sempre) correndo atrás

Na era da informação, o acesso a tecnologias possibilitou cumprir tarefas de uma forma mais rápida e eficiente. Com essa facilidade, muita gente acha que pode fazer tudo “rapidinho” e assumir outras responsabilidades, antes mesmo de finalizar outras que tinha assumido anteriormente.

É aí que mora o perigo: “A ansiedade é um transtorno que faz a pessoa sentir total sensação de impotência em relação ao seu tempo e como administrar seus afazeres”, define Diógenes Gomes, coach de transformação pessoal e especialista em programação neurolinguística. “Esse acúmulo de funções faz o indivíduo perder o senso de prioridade. Às vezes, na pressa, ela compromete também a qualidade da execução”, salienta o coach.

É comum o ansioso ter a impressão de que não está no momento certo ou na hora certa. Com isso, vem uma sensação de perda, de falta, como se o presente não importasse mais, e o futuro, que está sempre para chegar, não chega. “Isso frustra; faz a pessoa achar que não é capaz ou boa o bastante”, explica Diógenes.

LEIA TAMBÉM

Consultorias: Diógenes Gomes, coach de transformação pessoal e especialista em programação neurolinguística com formação em neurossemântica; Fernanda Ramallo, psiquiatra do Hospital Adventista Silvestre; Marcelo Santiago, coach de alta performance formado pela ABRACOACHING (Associação Brasileira de Coaching), especialista em programação neurolinguística e palestrante motivacional.

Texto: Ricardo Piccinato – Entrevistas: Natália Negretti – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência