Connect with us

O que você está procurando?

A ansiedade fora de controle provoca várias disfunções no cérebro. Veja como esse alarme se torna um assustador transtorno mental
- Fonte: IStock/Reprodução

Apesar de necessária, ansiedade pode desenvolver transtorno

A ansiedade fora de controle provoca várias disfunções no cérebro. Veja como esse alarme se torna um assustador transtorno mental

Como uma parte do processo evolutivo do ser humano (e de animais também) que ajudou a garantir a conservação da espécie, a ansiedade é uma emoção normal e ajustável de acordo com diversos fatores. “Ela nos ajuda a lidar com as situações difíceis, desafiadoras ou perigosas”, afirma a mestre em psiquiatria Thais Rabanéa.

Apesar de necessária, ansiedade pode desenvolver transtorno

Fonte: IStock/Reprodução

Segundo a especialista, os reflexos da ansiedade pelo corpo (reações autonômicas, endócrinas e motoras) auxiliam na sobrevivência frente à qualquer situação ameaçadora. Além disso, Thais ressalta que o sentimento “atua na tarefa de fazer previsões de um futuro incerto e planejar as nossas ações de acordo com essas antecipações, contribuindo para importantes funções cognitivas, como a tomada de decisão”.

Quando é um transtorno

Por um lado, com toda a influência na sobrevivência do indivíduo, a ansiedade aparenta ter um aspecto muito positivo para o ser humano. Mas, como tudo em exagero acaba por atrapalhar mais do que ajudar, essa reação também tem a capacidade de prejudicar tanto fisiologicamente quanto psicologicamente, evoluindo para um transtorno de ansiedade generalizada (TAG), ou outros derivados dos mesmos sintomas (síndrome do pânico, fobias, distúrbios compulsivos, etc). “Muitas vezes, a pessoa foge sem saber do que está com medo e, assim, entra no campo da ansiedade patológica”, destaca Alfredo.

Se parar para observar as rotinas de pessoas próximas à você, perceberá que esse tipo de distúrbio não é chamado de “o mal do século” sem motivos. “As cobranças sociais constantes somadas às expectativas individuais, responsabilidades e sensação de despreparo para lidar com situações, além das distorções de angústias inconscientes são alguns geradores dos quadros ansiosos patológicos”, elenca o psicólogo clínico Roberto Renzi.

Por fim, é importante ressaltar a dimensão desse tipo de transtorno e não julgá-lo como um nervosismo qualquer e passageiro, uma vez que pode gerar crises, as quais, gradualmente, causam diversos prejuízos na vida do paciente. “Nesses casos, os critérios diagnósticos para transtornos ansiosos podem ser preenchidos, e o psicólogo e o médico psiquiatra deverão ser consultados”, alerta Thais.

LEIA TAMBÉM

Consultorias: Alfredo Simonetti, psiquiatra e professor titular de psicologia médica do curso de medicina do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo (SP); Reinaldo Renzi, psicólogo clínico; Thais Rabanéa de Souza, mestre em psiquiatria, psicologia médica e especialista em neuropsicologia.

Texto e entrevistas: Giovane Rocha/Colaborador – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Advertisement

Estilo de vida

A ansiedade fora de controle provoca várias disfunções no cérebro. Veja como esse alarme se torna um assustador transtorno age no órgão

Estilo de vida

Com uma mente inquieta, a ansiedade prejudica as atividades do cotidiano e sintomas podem ser confundidos com infarto, por exemplo

Estilo de vida

Quer manter a glicemia sob controle? Então, aposte nos alimentos! O seu prato pode o seu maior aliado. A seguir, confira alimentos que podem ajudar!

Estilo de vida

Cheia de fibras, a linhaça é forte aliada para quem quer regular o funcionamento do intestino. Saiba a melhor forma de consumi-la!

Estilo de vida

“Excesso de futuro”: com uma mente inquieta, a ansiedade prejudica as atividades do cotidiano – mais do que até um ansioso pode imaginar!

Estilo de vida

Tipica do Brasil, a castanha-de-caju e a castanha-do-pará oferecem vários benefícios para quem consome. Que tal inseri-las na dieta?

Estilo de vida

A manutenção da saúde vem do prato. É necessário conhecer as propriedade dos alimentos para saber qual a melhor opção deve ser incluída no cardápio!

Estilo de vida

Quer saber como combater a ansiedade de forma natural e saudável? Então, confira 5 alimentos que podem te ajudar controlar o problema!