Connect with us

O que você está procurando?

Recurso natural do ser humano para enfrentar situações de ameaça, a ansiedade fora de controle provoca várias disfunções no cérebro
- FOTO: Shutterstock.com

Você sabia que a ansiedade é um recurso pré-histórico?

Recurso natural do ser humano para enfrentar situações de ameaça, a ansiedade fora de controle provoca várias disfunções no cérebro

O mal do século”, “alarme natural”… Essas são as definições que costumam aparecer para a ansiedade. Esse sentimento está presente na vida do ser humano justamente para que a raça sobreviva aos perigos de cada período, seja se protegendo de predadores mortais como na pré-história ou, em um contexto mais atual, evitando ser assaltado ou atropelado nos grandes centros urbanos.

Você sabia que a ansiedade é um recurso pré-histórico?

FOTO: Shutterstock.com

Definição básica

Para compreender a definição de ansiedade e a importância dela no cotidiano, é interessante imaginar como seria a vida sem esse sentimento — desde situações mais inocentes, como aquele frio na barriga, que deixa um momento inédito mais especial, àquelas que despertam sua atenção para um perigo, como fugir de um cachorro bravo na rua. Ou seja, é um recurso nato do ser humano que acaba impulsionando as pessoas a progredirem dia após dia; sem isso, elas ficam presas no mesmo lugar, desmotivadas.

As reações ansiosas, envolvendo hormônios e neurotransmissores (“mensageiros dos neurônios”) no cérebro e no resto do corpo, despertam comportamentos que já estão pré-programados em cada pessoa, mas que precisam desse pequeno empurrão para serem ativados. “É uma vivência do universo do medo direcionada ao futuro, com variados tons de expectativa, angústia e agitação. Isso resulta em manifestações físicas, psíquicas e comportamentais variadíssimas, tais como inquietação, uma sensação ruim de algo ruim prestes a acontecer, um aperto no peito, entre outras”, define o psiquiatra e professor de psicologia Alfredo Simonetti.

LEIA TAMBÉM

Consultorias: Alfredo Simonetti, psiquiatra e professor titular de psicologia médica do curso de medicina do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo (SP); Reinaldo Renzi, psicólogo clínico; Thais Rabanéa de Souza, mestre em psiquiatria, psicologia médica e especialista em neuropsicologia.

Texto e entrevistas: Giovane Rocha/Colaborador – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Advertisement

Estilo de vida

Utilizado para a famosa guacamole, o avocado possui alta concentração de vitaminas, minerais, proteínas e fibras. Vale a pena investir!

Estilo de vida

Boca, faringe, esôfago, estômago, vesícula, intestinos e ânus formam o sistema digestivo, responsável pela ingestão. Esclareça 5 dúvidas sobre o tema!

Estilo de vida

Quem disse que comida sem sal é sinônimo de comida sem gosto? Substitua já esse ingrediente por temperos que irão deixar suas refeições mais saborosas!

Estilo de vida

Está na hora de você incluir a berinjela de vez na sua dieta! Caso não goste do legume, confira 5 motivos que vão te fazer mudar de ideia rapidinho!

Estilo de vida

O brócolis é vegetal completo: fibras, folato, cálcio, potássio e flavonoides são alguns de seus nutrientes que ajudam na prevenção de doenças!

Estilo de vida

Muitas pessoas têm dificuldades para perder peso e, mesmo que comam pouco, os resultados não aparecem. Confira alguns esclarecimentos sobre o assunto!

Estilo de vida

As muitas vantagens dos chás para a saúde são incontestáveis. Portanto, confira quais os 5 tipos que vão te ajudar manter as funções do seu corpo reguladas.

Estilo de vida

A goji berry é uma frutinha rica em vitamina C, que atua elevando os níveis de serotonina do cérebro. Saiba porque a frutinha é uma poderosa aliada à saúde.