Glucomannan: conheça a substância que promete emagrecimento natural

Também conhecido como konjak mannan, o suplemento pode auxiliar na perda de peso

O konjac também pode ser consumido como macarrão low carb
O konjac também pode ser consumido como macarrão low carb - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar, Felipe Bomfim
Publicado em 04/11/2021 às 15:00
Atualizado às 15:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você já ouviu falar em glucomannan? Apesar do nome difícil, a definição é bem simples: um suplemento alimentar natural que pode ajudar a perder peso! Isso porque ele é retirado do konjak, uma raiz com propriedades medicinais e muito usada pelos povos asiáticos. 

Com poucas calorias e rico em fibras, o glucomannan auxilia na queima de gordura corporal, facilitando o emagrecimento. No entanto, ainda que usá-lo pareça uma boa pedida para se livrar dos quilos a mais, é preciso consultar o nutricionista, viu? A indicação e o modo de uso deve partir de uma recomendação profissional. 

Como funciona?

Segundo a nutricionista Gabriela Rodrigues, a substância consiste em uma fibra vegetal não digerível e solúvel em água. Ela salienta ainda que seu uso pode ser de grande importância para aqueles que sentem muita fome e têm dificuldade em controlar a alimentação, especialmente durante as dietas. “O glucomannan costuma ajudar a perder peso, porque promove a sensação de saciedade, já que é rico em fibras que retardam o esvaziamento gástrico e o trânsito intestinal”, explica. 

Todo mundo pode tomar?

Não! Assim como qualquer outro medicamento — até mesmo os naturais —, é necessário respeitar as contraindicações para evitar possíveis complicações. Por essa razão, a nutricionista adverte que as cápsulas não devem ser ingeridas com outras medicações ou em casos de obstrução intestinal, uma vez que o baixo consumo de água pode levar ao endurecimento do bolo fecal, causando prisão de ventre grave. Crianças, gestantes e lactantes são proibidas de tomar. 

Macarrão konjac

O suplemento também é encontrado em alimentos, como é o caso do macarrão konjac. Feito a partir de água e farinha de konjac, a massa é considerada low carb e querida por aqueles que buscam emagrecer, afinal, apresenta baixos valores de gordura. 

Porém, é preciso ter em mente que o macarrão por si só não traz resultados efetivos na perda de peso — ele apenas ajuda a saciar a fome, devido à presença do glucomannan como ingrediente. Além disso, não esqueça de verificar com o seu médico de confiança quais os impactos para o seu organismo.  

Fonte: Gabriela Rodrigues, nutricionista do Smart Fit Nutri e Saúde em Dia.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.