Connect with us

O que você está procurando?

O estresse não é um mal que atinge apenas a mente, como muitos pensam. Ele pode interferir na qualidade do sono e causar um desequilíbrio no peso
- Foto Shutterstock.com

Estresse interfere na qualidade do sono e na balança

O estresse não é um mal que atinge apenas a mente, como muitos pensam. Ele pode interferir na qualidade do sono e causar um desequilíbrio no peso

Poucas coisas na vida são tão ruins quanto uma noite mal dormida. Afinal, o sono é o grande repositor de energia do organismo. E uma das consequências do excesso de corticoides no corpo, um dos efeitos do estresse prolongado, é justamente a insônia. Mas nem sempre o sono ruim é uma consequência do estresse, podendo, inclusive, ser uma de suas causas. O que se sabe é que pessoas estressadas, em geral, têm a qualidade do sono bastante prejudicada e o excesso de cortisol também está associado ao problema.

mulher com os olhos arregalados

Foto Shutterstock.com

O estresse interfere no sono porque na hora de dormir o cérebro não elimina os estímulos que recebeu durante o dia. Assim, as preocupações, decepções ou mesmo alegrias diárias permanecem na mente mesmo na hora do descanso. Como a reação individual a esses estímulos é diferente, muitas pessoas acabam tendo uma predisposição a perder o sono em virtude do estresse que sofrem no trabalho ou nas relações familiares, por exemplo.

Quilos a mais (ou a menos)

Um dos efeitos mais prejudiciais do estresse é abrir portas para a obesidade, uma vez que o cortisol favorece o acúmulo e gordura na região abdominal. Não são todas as pessoas que estão sob estresse que sentirão esse efeito, apenas aquelas que possuem uma predisposição para a obesidade. Inclusive, há situações em que acontece o contrário: o indivíduo perde o apetite e emagrece bastante.

Outro efeito fisiológico do estresse que se relaciona à obesidade é a tendência a uma menor produção de serotonina, substância relacionada ao prazer. Com isso, pode acontecer de, ao comer algo gostoso, o cérebro ativar uma área ligada ao prazer e passar a “pedir” mais comida para compensar a falta de serotonina.

E mais: o estresse aumenta a retenção de sódio no organismo, provocando os indesejáveis inchaços. Como resultado, não há dieta que resista! Isso sem contar que a ansiedade provocada pelo estresse pode levar à compulsão por comida.

LEIA TAMBÉM:

Edição: Augusto Biason/ Colaborador

Consultorias: Bernard Miodownik, psicólogo; Regiane Machado, psicóloga; Marina Delduca Cilino, psicóloga; Leonard Verea, médico psiquiatra.

Advertisement

Estilo de vida

Pequenas atitudes no dia a dia podem garantir mais qualidade de vida. Conheça 8 hábitos simples para você mudar agora e sentir a diferença!

Estilo de vida

A salada de frutas é saudável para o dia a dia, mas pode se tornar prejudicial caso esteja acompanhada de leite condensado. Opte por escolhas mais saudáveis

Estilo de vida

A reeducação alimentar é um processo que exige empenho e dedicação das pessoas. Então, conheça 4 desafios comuns desse processo e aprenda a vencê-los.

Estilo de vida

A couve é ideal para compor dietas de emagrecimento e proteger a saúde. E, quando aliada a outros alimentos, tem seus benefícios potencializados.

Estilo de vida

Longe de ser frescura, a fibromialgia pode causar depressão e ansiedade!

Estilo de vida

Por mais esquisito que um sonho tenha sido para você, saiba que ele pode ter um papel muito importante. Descubra mais sobre esse mundo misterioso

Estilo de vida

A visão é um sentido bastante complexo e que pode gerar muitos transtornos na nossa vida, se não for devidamente cuidada. Saiba como ela funciona!

Estilo de vida

A ansiedade apresenta diversos sinais de que seu organismo não está em ordem. Veja os principais sintomas e como eles se manifestam no corpo