Connect with us

O que você está procurando?

Especialista aponta que a perda dos fios está associada à redução de níveis hormonais
O excesso dos fios na escova pode assustar! - Shutterstock

Saúde

Entenda por que ocorre queda capilar no pós-parto

Especialista aponta que a perda dos fios está associada à redução de níveis hormonais

A gravidez é um período, no qual as mulheres passam por muitas transformações - físcias, hormonais, emocionais e psicológicas. Uma das melhoras apontadas por grande parte das gestantes é o cabelo: cresce mais rápido e ganha um aspecto brilhoso e saudável.

Essa mudança, no entanto, não é uma "coisa de grávida" e pode ser explicada cientificamente pelo estímulo de hormônios femininos durante o período gestacional, favorecendo a qualidade e o crescimento não só capilar, mas também das unhas, segundo a dermatologista Letícia Bortolini. 

Mas esse quadro tende a reverter-se no pós-parto. A boa fase das madeixas fica para trás e dá início a um problema comum entre as puérperas: a queda capilar. "Enquanto na gestação o aumento hormonal provoca uma vasodilatação para o bulbo capilar, trazendo mais oxigênio e nutrientes, e mantendo os fios na fase de crescimento por mais tempo, no pós-parto acontece uma diminuição, acarretando perda de cabelo", explica a médica. 

De acordo com a especialista, esse sintoma pode surgir durante os primeiros quatro a seis meses e ser agravado por fatores como estresse, não dormir o suficiente e alimentar-se de maneira incorreta, além de questões como a amentação e estado emocional. Essas condições, aliadas à queda natural dos hormônios femininos, poderão resultar no caimento do cabelo

Embora aconteça com frequência e seja uma reação esperada, Letícia alerta sobre a necessidade de observar a situação, assim, além de tratá-la, será possível adotar métodos preventivos também. Dessa forma, é imprescindível procurar um médico e realizar alguns exames de rotina para checar níveis de ferro, hormônios, tireoide, vitaminas, zinco e ácido fólico. Se necessário, poderão ser prescritas substâncias específicas para alguma carência identificada ou reposição nutricional. 

Visando amenizar e prevenir essa queda, a dermatologista ressalva que já no terceiro semestre da gestação é possível iniciar uma suplementação de nutrientes para o cabelo, com ativos específicos, como a biotina, por exemplo. Além de considerar também alguns cuidados tópicos, como o uso de loções e shampoos indicados. 

Já no consultório, há alguns métodos que podem ser feitos após o parto, especialmente para as mulheres que estejam sofrendo com um volume de queda maior ou que queiram um resultado mais rápido. "Tratamentos como microagulhamento, laser fracionado não ablativo e a técnica de Microinfusão de Medicamentos na pele (MMP) ajudarão na queda capilar", finaliza.

Consultoria: Letícia Bortolini, médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Advertisement

Estilo de vida

Confira passos simples para um estilo de vida mais saudável

Mundo místico

Descubra as mensagens que podem estar por trás desses sonhos

Beleza

Método milenar, a escovação a seco é uma técnica de esfoliação que promete remover os pelos encravados

Moda

De salto, tênis ou sandália, o modelo wide leg vem sendo uma das principais apostas de jeans para os looks

Beleza

Dermatologistas esclarecem as maiores dúvidas sobre as queridinhas do skincare!

Comportamento

Psicólogos explicam a importância desse ato para o nosso bem-estar

Mundo místico

Arruda? Esqueça e experimente rituais diferentes!

Casa & Decor

Dê um 'up' naquele espaço ideal para os momentos em família