Connect with us

O que você está procurando?

O Alto Astral conversou com o ginecologista Mauricio Abrão, referência internacional em endometriose, para tirar as suas dúvidas!
De acordo com a OMS, a endometriose atinge cerca de 10% das mulheres. - Shutterstock

Saúde

Endometriose: saiba tudo sobre a doença que atinge aproximadamente 10% das mulheres

O Alto Astral conversou com o ginecologista Mauricio Abrão, referência internacional em endometriose, para tirar as suas dúvidas!

Que a menstruação pode ser um período incômodo para muitas mulheres, a gente já sabe. Mas, em certos casos, os desconfortos vão além do normal, fazendo com que, algumas pessoas, sintam dores homéricas na região do abdômen.

O que muita gente não sabe, no entanto, é que sentir dores incapacitantes durante a menstruação não é normal. O sintoma pode ser um sinal de endometriose, doença inflamatória que pode afetar a mulher desde as primeiras menstruações até a menopausa. 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), hoje, aproximadamente, 190 milhões de mulheres no mundo sofrem de endometriose - recentemente, a doença foi reconhecida pelo órgão mundial como um problema de saúde pública, uma vez que impacta a qualidade de vida e o bem-estar de diversas pessoas, inclusive em termos sexuais e reprodutivos. Mas, ainda de acordo com pesquisas, por conta dos sintomas muitas vezes tidos como naturais do período menstrual, há quem leve de sete a dez anos para descobrir o problema. 

Esse, por sinal, foi o caso da influenciadora digital Hana Khalil, que recentemente compartilhou em seus Stories ter sido diagnosticada com a doença após anos sofrendo com cólicas muito intensas. "Eu sempre tive muita cólica, mas, de uns tempos pra cá, elas têm piorado muito; eu estava há cinco dias com cólica", ela desabafou em seu perfil.

Hana Khalil
Hana Khalil falou sobre a doença com seus seguidores. Reprodução/ Instagram (@hanakhalilal).

 

 

De acordo com Mauricio Abrão, médico ginecologista e professor da Universidade de São Paulo (USP), as causas da doença são multifatoriais, ou seja, diferentes fatores podem contribuir para o seu desenvolvimento. "Pode ter componente genético, fatores ambientais e fatores inflamatórios. A teoria da menstruação retrógrada (quando o sangue da menstruação volta para a cavidade abdominal) é apenas uma das teorias existentes", afirma o médico. Portanto, ainda não existe uma causa definida para o problema. 

Um quadro de endometriose é caracterizado pela presença do tecido do endométrio fora do útero, atingindo locais como pelve, ovários, tubas e ligamentos uterinos. Abrão ainda observa que o tecido pode ser encontrado em outros órgãos do corpo, como bexiga e intestino. A partir daí, "esse tecido cresce, inflama, cicatriza e forma aderências. Na época menstrual, esse tecido inflama novamente", diz o médico; mas, essa inflamação ocorre no local onde ele se encontra, levando a dores agudas e impossíveis de serem ignoradas.

Sintomas

O principal sintoma da endometriose são as cólicas menstruais incapacitantes -  quando a mulher não consegue se levantar da ou tem dores que atrapalham a sua rotina diária, por exemplo. O médico também aponta "dores profundas durante a relação sexual, dor abdominal e lombar fora do período menstrual, dor forte ou sangramento para urinar ou evacuar durante a menstruação, dificuldade para engravidar e infertilidade", como outros sintomas que podem ser indícios da doença.

Mas atenção: Abrão enfatiza que sentir dor não é normal. "Por isso, é importante detalhar para o seu médico esses sintomas, a frequência com que eles acontecem, como fica sua vida nesses dias, se você consegue trabalhar normalmente, fazer atividades do dia a dia, etc", ele pontua. De qualquer forma, o especialista observa que para o diagnóstico certeiro da endometriose, o melhor exame é o ultrassom transvaginal com preparo intestinal

Vale ainda ressaltar que, segundo estudos, 10% das mulheres que sofrem de endometriose são assintomáticas. Logo, é muito importante manter as idas ao ginecologista em dia e ser precisa ao dividir informações com seu(ua) médico(a). 

A endometriose tem cura? 

Abrão afirma que não, porém ele tranquiliza dizendo que a doença pode ser controlada. "Mesmo você tirando todo o tecido por meio da laparoscopia, uma cirurgia minimamente invasiva, ele pode voltar a crescer depois de um tempo. E as medicações atualmente visam o controle de sintomas e não a diminuição de lesões", complementa o médico.

Dessa forma, ele explica que, após o diagnóstico, podem ser introduzidos medicamentos orais, como analgésicos e anti-inflamatórios, e tratamentos hormonais.

Posso engravidar se tiver endometriose? 

Uma das principais questões levantadas pelas mulheres diante de um diagnóstico de endometriose é a possibilidade de gravidez. De acordo com o ginecologista, apesar da doença atrapalhar, muitas mulheres acometidas pelo problema conseguem, sim, engravidar. 

Todavia, ele destaca que cada caso deve ser analisado individualmente, considerando exames e fatores pessoais de cada mulher. Além disso, "aquelas que não conseguem de maneira natural, podem optar pela Fertilização In Vitro (FIV)", ele finaliza. 

Fonte: Mauricio Abrão, médico ginecologista, professor da Universidade de São Paulo (USP) e referência internacional em endometriose, sendo considerado um dos 100 cientistas mais influentes do mundo por uma pesquisa da Stanford University. Também é coordenador do departamento de ginecologia do Hospital A Beneficência Portuguesa, e é o primeiro médico estrangeiro a assumir a Vice-Presidência da AAGL (Associação Americana de Ginecologia e Laparoscopia), a maior instituição de ginecologia do mundo.

Advertisement

Moda

Inspire-se em looks lindos com moletom e mantenha o conforto e o estilo até mesmo nos dias mais frios

Receitas

Experimente uma dessas deliciosas receitas doces de festa junina e sinta o verdadeiro gosto da celebração de São João

Receitas

O derivado da uva é usado para dar mais sabor aos pratos doces e salgados

Saúde

Entenda por que é possível que os pequenos sigam dietas livres de carnes

Moda

Veja como combinar as duas cores mais clássicas do mundo da moda!

Beleza

Especialista desvenda todos os segredos sobre essa técnica

Receitas

Famosa e deliciosa! A mistura de goiabada com queijo é a estrela desses pratos

Mundo místico

Conheça seu arcanjo, o recado que ele te traz e uma oração especial