Connect with us

O que você está procurando?

Como diferenciar tristeza de depressão? Grande parte das pessoas tendem a confundir os dois problemas, mas eles são bem diferentes
- A depressão, diferentemente da tristeza, é uma doença psíquica. FOTO: Shutterstock

Sentimento ou doença: como diferenciar tristeza de depressão?

Como diferenciar tristeza de depressão? Grande parte das pessoas tendem a confundir os dois problemas, mas eles são bem diferentes

Você conhece alguém que está passando por um momento difícil e vem apresentando mudanças de comportamento? Em muitos momentos da vida, é provável que as pessoas sejam submetidas a situações de extrema dificuldade, sobretudo emocional, como a perda de um ente querido. Mas até mesmo o luto tem um período (geralmente de 1 a 2 anos) considerado normal para ser superado e não influenciar em outros fatores da vida pessoal. Saiba como diferenciar tristeza de depressão para e tenha mais alegria e qualidade de vida!

 

aprenda a diferenciar tristeza de depressão

A depressão, diferentemente da tristeza, é uma doença psíquica. FOTO: Shutterstock

 

Problemas distintos

É natural se abater em alguns momentos da vida, como quando é preciso lidar com a morte de algum ente querido. No entanto, se a tristeza se recusa a ir embora e começa a afetar o cotidiano, torna-se necessária a busca pela ajuda de um profissional que irá analisar o quadro para diferenciar tristeza de depressão. “O paciente com depressão pode ter dificuldade de associar algum fator desencadeante. Dessa forma, o quadro depressivo é mais duradouro e traz outros sintomas, tais como perda de apetite, alterações do sono, falta de libido, desânimo e perda de interesse em assuntos ou atividades que antes eram prazerosas”, detalha a psicanalista Márcia Fraga.

“Preciso de ajuda!”

Existem muitos mitos sobre o quadro depressivo, mas uma verdade deve ser dita: a cura só acontece se o paciente estiver disposto a ser ajudado. O primeiro passo para diferenciar tristeza de depressão é identificar os sintomas. Procure um psicólogo ou um psiquiatra para que ele faça uma avaliação clínica e recomende o tratamento adequado. Em alguns casos, o profissional poderá inciar o tratamento com antidepressivos. “É importante não interromper os remédios por conta própria. Isso é comum quando o paciente começa a se sentir bem e acha que não precisa de mais nada, podendo ocasionar sérias recaídas”, adverte Márcia.

 

Depressão atinge mais de 20 milhões de pessoas por ano nos EUA

É possível vencer a depressão com a ajuda médica. FOTO: Shutterstock

A depressão tem algum lado positivo?

Não! É errado pensar que a depressão fortalece ou serve de amadurecimento para alguém. Por outro lado, a tristeza faz parte da vida de qualquer um e é comum encarar como um aprendizado as mudanças pelas quais todos são submetidos, como perdas, despedidas ou derrotas.

Mas lembre-se sempre de que a depressão pode e deve ser evitada através de algumas atitudes simples, como uma alimentação balanceada, a prática de exercícios físicos e à companhia de amigos. “O sentimento de tristeza possui valor adaptativo, uma vez que pode levar a pessoa à reflexão e a mudanças que tenham impacto positivo na qualidade de vida”, explica a psiquiatra Mara Fernandes Maranhão. “Porém, quando o indivíduo não sabe como reagir à dor e é incapaz de mandar a tristeza embora, esse quadro pode se desenvolver e se transformar em depressão”, acrescenta.

 

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Mara Fernandes Maranhão, psiquiatra; Márcia Fraga, psicanalista

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

A hipertensão na infância e na adolescência atinge cerca de 5% da população, segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Veja como combatê-la!

Estilo de vida

Confira receitas fáceis de fazer de sucos com batata-doce que turbinam a sua saúde, garantem nutrição e matam a fome. Prepare hoje mesmo!

Estilo de vida

O ganho de peso pode ser decorrente da má alimentação e do sedentarismo. Mas, em alguns casos, é possível que seja por outros motivos menos comuns.

Estilo de vida

Quer descobrir como deixar o arroz integral mais saboroso e nutritivo? Confira as dicas a seguir e adicione o alimento ao seu dia a dia!

Estilo de vida

Cortar o glúten da alimentação, a princípio, assusta. Mas o susto inicial dá lugar a uma sensação de alívio e bem-estar, principalmente para celíacos.

Estilo de vida

Dar adeus ao sedentarismo, evitar o álcool e o tabagismo e ter uma dieta regrada pode ajudar seu coração a se manter saudável. Confira as dicas

Estilo de vida

Câncer de pele, câncer de cólon, câncer de mama, câncer de próstata, esses são os tipos mais comuns da doença que aparecem com a idade

Estilo de vida

É natural que na terceira idade algumas dificuldades relacionadas à estrutura corporal apareçam, como a diminuição da densidade óssea e o enfraquecimento dos músculos. Por isso, é importante ficar atento a algumas doenças, como a osteoporose. Confira sintomas, forma de diagnóstico, maneiras de prevenir e dicas para afastar esse quadro e ter mais bem-estar