Connect with us

O que você está procurando?

Sensação de ansiedade pode estar relacionada a outros quadros, como depressão, síndrome do pânico e transtornos obsessivos compulsivos
- FOTO: Shutterstock

Ansiedade tem ligações com outros distúrbios. Entenda!

Sensação de ansiedade pode estar relacionada a outros quadros, como depressão, síndrome do pânico e transtornos obsessivos compulsivos

O coração bate aceleradamente, os sentidos começam a ficar um pouco confusos, a visão escurece, as mãos começam a tremer, você sente o suor frio escorrendo e a sensação de que o pior vai acontecer toma conta de sua mente. Por outro lado, fica difícil cair no sono (ou quando dorme, é mais do que o recomendado), a concentração se perde e toda a disposição desaparece. É assim que a ansiedade se manifesta.

mulher ansiedade

FOTO: Shutterstock

A síndrome do pânico e a depressão são distúrbios muito comuns entre a população mundial e são graves por si só. Enquanto o pânico é um transtorno ansioso, a depressão tem suas próprias definições. No entanto, não é incomum que os sintomas de um interfiram no quadro do outro.

Uma coisa leva a outra

Quando o assunto é ansiedade, certas variações do sentimento vêm à tona na forma de distúrbios mentais, que acabam ultrapassando sua definição de “alarme natural”. Para exemplificar, podemos citar desde os transtornos obsessivos compulsivos (TOCs), passando pelas fobias, o estresse pós-traumático, a síndrome do pânico, entre outros quadros alterados pela ansiedade em excesso.

Porém, antes de compreender como essa reação do corpo atua em cada um desses exemplos, é necessário explicar que ela nem sempre age sozinha, sendo apenas uma consequência de outros fatores. Isso possibilita seu aparecimento em outros distúrbios que não contam necessariamente com a ansiedade como um de seus sintomas, por exemplo, a depressão.

A psicóloga Ana Paula Cavaggioni esclarece que, “embora os transtornos de ansiedade tendam a ser altamente comórbidos (estarem relacionados) entre si, podem ser diferenciados pelo exame detalhado dos tipos de situações que são temidos ou evitados e pelo conteúdo dos pensamentos ou crenças associados”.

Efeito dominó

“Todos os casos de síndrome do pânico são crises de ansiedade, mas nem todas as crises de ansiedade são síndromes do pânico”, explica o psicólogo Bayard Galvão. O profissional afirma que o transtorno caracteriza-se, basicamente, pelo receio de sentir os sintomas da própria ansiedade aguda.

Assim, se não controlado, esse medo será alimentado toda vez que houver uma recaída, uma vez que as sensações são bastante desagradáveis e difíceis de serem estabilizadas. Isso gera uma reação em cadeia que a cada fase se tornará mais intensa, podendo prejudicar a saúde mental do paciente caso não receba o tratamento adequado, seja medicamentoso ou terapêutico.

LEIA TAMBÉM

Consultorias: Ana Paula Cavaggioni, psicóloga da Clia Psicologia e Educação (www.cliapsicologia.com.br), em Santo André (SP); Bayard Galvão, psicólogo, hipnoterapeuta e presidente do Instituto Milton H. Erickson, de São Paulo (SP).

Texto: Giovane Rocha/Colaborador – Entrevistas: Natália Negretti – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Advertisement

Estilo de vida

Conheça alguns alimentos com ação diurética que podem ser fundamentais para evitar ou diminuir a retenção de líquido, eliminando o inchaço!

Estilo de vida

Como diferenciar tristeza de depressão? Grande parte das pessoas tendem a confundir os dois problemas, mas eles são bem diferentes

Estilo de vida

A hipertensão na infância e na adolescência atinge cerca de 5% da população, segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Veja como combatê-la!

Estilo de vida

Confira receitas fáceis de fazer de sucos com batata-doce que turbinam a sua saúde, garantem nutrição e matam a fome. Prepare hoje mesmo!

Estilo de vida

O ganho de peso pode ser decorrente da má alimentação e do sedentarismo. Mas, em alguns casos, é possível que seja por outros motivos menos comuns.

Estilo de vida

Quer descobrir como deixar o arroz integral mais saboroso e nutritivo? Confira as dicas a seguir e adicione o alimento ao seu dia a dia!

Estilo de vida

Cortar o glúten da alimentação, a princípio, assusta. Mas o susto inicial dá lugar a uma sensação de alívio e bem-estar, principalmente para celíacos.

Estilo de vida

Dar adeus ao sedentarismo, evitar o álcool e o tabagismo e ter uma dieta regrada pode ajudar seu coração a se manter saudável. Confira as dicas