Connect with us

O que você está procurando?

Entenda as emoções relacionadas ao ato de comer, e saiba definitivamente por que nosso cérebro tem uma tendência a querer sabotar e dificultar a dieta
- FOTO: iStock.com/Getty Images

Dieta: por que nosso cérebro dificulta esse momento?

Entenda as emoções relacionadas ao ato de comer, e saiba definitivamente por que nosso cérebro tem uma tendência a querer sabotar e dificultar a dieta

“Saco vazio não para em pé”, já dizia o ditado popular. Do ponto de vista evolutivo, a fome é uma resposta involuntária do organismo diante da carência de nutrientes. Como se já não fosse o bastante para nos alertar a respeito dessa necessidade primordial, a natureza tratou de associar também a sensação de prazer à comida. E esse é um dos principais pontos que dificultam nossa vida na hora da dieta.

Dieta: por que nosso cérebro dificulta esse momento?

FOTO: iStock.com/Getty Images

Cérebro sabotando a dieta?

Todo esse processo se dá por meio de um circuito conhecido como recompensa cerebral. “Quando estimulamos esse circuito, sentimos prazer e, com isso, também ativamos nossas memórias e emoções. Isso acontece porque, no sistema neural, há uma alteração na liberação do neurotransmissor chamado dopamina, responsável pela sensação de prazer. Quando realizamos algo que gera esse tipo de satisfação, ocorre a liberação de dopamina e, assim, nos motivamos e repetimos a ação para obter a mesma sensação de bem-estar mais uma vez”, descreve a psicóloga Virgínia Aquino.

Portanto, os mais variados recantos da nossa mente são estimulados durante o ato de comer, como explica o psiquiatra Leonard Verea: “A alimentação envolve história familiar, lembranças, sentimentos e hábitos sociais. Seu aspecto psicológico está diretamente ligado ao aleitamento materno, pois é o primeiro contato do recém-nascido com o mundo. É também quando surgem as primeiras sensações de gratificação, frustração, voracidade e avidez”.

É igual ao mecanismo envolvido na libido, por exemplo. Sob uma ótica meramente racional, o desejo sexual – que tanto mexe com nossa cabeça – nada mais é que uma forma de reforçar a necessidade do Homo sapiens de copular e garantir sua sobrevivência ao longo de novas gerações. Uma vez que comer (assim como fazer sexo) é algo que todos consideram muito bom, torna-se até certo ponto compreensível a situação de quem se entrega por completo a esse prazer irrefreável. Em vez de dominá-lo, torna-se dominado.

 

Leia também:

Como o cérebro age nas nossas emoções

Cérebro nota 10: ter fé ajuda a expressar melhor as emoções

 

Texto: Larissa Tomazini – Edição: Victor Santos

Consultorias: Leonard Verea, psiquiatra; Virgínia Aquino, psicóloga

Advertisement

Receitas

Um pão fofinho, quentinho e delicioso. Esse é o pão de semolina! Perfeito para qualquer ocasião, aprenda a fazer a receita em casa! Confira! U

Famosos

Cirurgião plástico tinha 93 anos de idade. Ivo Pitanguy havia participado da condução da tocha olímpica um dia antes de sua morte.

Estilo de vida

Religião diferente, distância, trabalho... Como superar as dificuldades no dia a dia do relacionamento.

Estilo de vida

Para inspirar os corações apaixonados - e por que não os partidos - separamos 15 frases de amor. Inspire-se e viva esse sentimento incrível!

Estilo de vida

A pílula anticoncepcional não é o único método contraceptivo, apesar de ser um dos mais usados por mulheres de todas as idades.

Estilo de vida

Dia 26 de agosto é dia Internacional da Igualdade Feminina. E a luta não para porque ainda ganhamos menos, trabalhamos mais, sofremos violência e muito mais

Famosos

Há exatos 39 anos, Elvis Presley era encontrado morto em sua residência, em Memphis, no EUA. Relembre alguns fatos marcantes da carreira do cantor!

Receitas

Saiba como fazer um prático e delicioso bolo de carne moída. Receita fácil e rápida para inovar com a tradicional carne moída.