Como superar 4 desafios da reeducação alimentar

A reeducação alimentar é um processo que exige empenho e dedicação das pessoas. Então, conheça 4 desafios comuns desse processo e aprenda a vencê-los.

- FOTO: Reprodução

Quem deseja perder peso, muitas vezes, acaba desistindo do processo antes mesmo de os resultados surgirem. Ao primeiro sinal de dificuldade, cai na tentação e perde o controle e a disciplina para levar a reeducação alimentar adiante. A probabilidade de fracasso pode desmotivar a pessoa a continuar um programa de emagrecimento, o que acaba afetando a saúde.

Sabendo que não é nada fácil superar os obstáculos  da reeducação alimentar e conseguir entrar em forma, consultamos a nutricionista Waldinez Stanula Nogueira para ajudar você a enfrentar os desafios de comer menos e melhor.

mulher-prato-salada-comendo-alface-tomate-cenoura-reeducacao-alimentar

FOTO: Reprodução

 

Irritabilidade

A irritação vem quando a reeducação alimentar está sendo feita de forma incoerente. Por exemplo, dietas muito restritivas são contraindicadas, pois interferem no estado psicológico da pessoa e também deixam o metabolismo mais lento, prejudicando o emagrecimento. Outra dica: não desconte a raiva na comida! Mantenha o foco em coisas que lhe dão prazer e tranquilidade, como escutar música, ler um bom livro, entre outras.

rapaz-mesa-comida-salada-frutas-hamburguer-frituras-reeducacao-alimentar

FOTO: Shutterstock

 

Desânimo

Para não desanimar, principalmente na hora de malhar, é necessário se distrair. Tente praticar atividades físicas de que você goste: dança, caminhada, esportes coletivos, bicicleta, pular corda… Vale tudo na hora de queimar calorias! Além disso, quando praticamos exercícios, liberamos endorfinas, que dão uma sensação de prazer e uma injeção de ânimo.

Compulsão

Se existe uma vontade louca de comer chocolate ou um forte desejo de atacar a geladeira à noite, é importante consultar um profissional de nutrição para avaliar os motivos desse desespero. A causa mais normal é o descontrole, que deverá ser tratado de acordo com o perfil e diagnóstico de cada indivíduo. Hoje em dia existem até fitoterápicos específicos para esses casos, mas é preciso uma indicação de um médico ou nutricionista.

 

mulher-recipiente-vidro-salada-garfo-feliz

FOTO: Reprodução

 

Exclusão

Ninguém pode abandonar sua vida social por estar mudando os hábitos. Quando for convidada para alguma festa, jantar ou churrasco, a dica é não sair de casa com fome. Faça todas as refeições do dia de forma equilibrada e coma algo leve antes de sair. Assim, é possível evitar exageros que comprometam o emagrecimento. No barzinho com os amigos, comece bebendo água, intercalando com cada copinho de cerveja. Isso reduz pela metade o consumo calórico.

 

Consultoria Waldinez Stanula Nogueira, nutricionista

 

LEIA TAMBÉM:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência