Connect with us

O que você está procurando?

A obesidade é um problemas grave que pode trazer consequências sérias para o organismo, como o surgimento de doenças como colesterol alto e diabetes.
- FOTO: Reprodução

Conheça 3 doenças decorrentes da obesidade

A obesidade é um problemas grave que pode trazer consequências sérias para o organismo, como o surgimento de doenças como colesterol alto e diabetes.

Independentemente da estética, estar muito acima do peso é uma questão de saúde. Os riscos oferecidos pela obesidade são muitos e, por isso, manter uma dieta equilibrada e saudável, além da prática de atividades físicas regulares, deve ser uma atitude presente no dia a dia de todas as pessoas. Mas, afinal, quais as doenças que podem surgir em decorrência da obesidade?

 

mulher-pesando-balanca-obesidade

FOTO: iStock e Getty Images

 

Pressão fora do normal

A hipertensão pode se manifestar em qualquer período da vida, ou seja, desde crianças até idosos podem desenvolver o problema. No entanto, para isso, algumas questões determinantes podem estar envolvidas.

“Não há como precisar o quanto cada fator (genética e hábitos de vida) contribui. É um conjunto. Uma pessoa cujos pais são hipertensos tem mais chances de desenvolver a doença. Já os fatores ambientais, como excesso de peso, consumo exagerado de sal, sedentarismo e dieta inadequada aumentam os riscos”, salienta a cardiologista Andrea Brandão.

 

mulher-gorda-deitada-sofa-comendo-peso

FOTO: Shutterstock

 

Distúrbios psicológicos

O isolamento social também pode ser um problema quando a obesidade se faz presente. Por conta da insatisfação com o próprio corpo, muitas pessoas acabam deixando de sair de casa ou até mesmo deixando o estilo de lado, usando apenas roupas largas para se esconderem. Com o tempo, esses problemas podem evoluir para a depressão.

 

mulher-gorda-obesidade-fita-metrica-medindo

FOTO: Reprodução

 

Diabetes

Com o excesso de gordura, as células ficam cada vez mais resistentes ao efeito da insulina. Assim, mesmo que o pâncreas produza o hormônio em quantidade suficiente, ele não consegue exercer sua função corretamente, resultando na elevação da glicemia.

 

Consultoria Andrea Brandão, cardiologista

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Cheio de propriedades medicinais, o louro pode ser consumido tanto em forma de chá quanto em temperos, dando aquele toque especial na sua receita!

Estilo de vida

A meditação vem ganhando cada vez mais credibilidade em questões como combate ao estresse e melhora na concentração, mas você sabe como ela age no cérebro?

Estilo de vida

Livros de colorir também são temáticos! Confira 5 arteterapias de Natal e, cada vez que se sentir inspirada pela data, pinte um dos desenhos e desestresse.

Estilo de vida

A relação de afeto entre mãe e filho, tem o poder de curar. Por exemplo, um beijo de mãe, pode trazer alívio para uma dor. Confira mais sobre o assunto!

Estilo de vida

Apesar de ser amplamente discutido, o estresse ainda levanta inúmeras dúvidas. Conheça os principais mitos que cercam o estresse.

Estilo de vida

O açaí é bastante consumido no Brasil, sendo que suas propriedades são responsáveis por proporcionar benefícios à saúde. Confira 4 respostas sobre a fruta.

Estilo de vida

Produção excessiva do hormônio cortisol, provocada pelo estresse contínuo, contribui para a elevação da pressão arterial e, consequentemente, infarto

Estilo de vida

As fraturas podem prejudicar os ossos do corpo. Pensando nisso, cientistas descobriram uma forma de consertar lesões com ossos sintéticos, impressos em 3D.